Beleza > Cabelos

Xampu seco caseiro: aprenda como fazer

Por Redação Fortíssima 02/06/2016

O hábito de lavar os cabelos diariamente deve ser evitado, pois resseca os fios ao inibir a produção de óleo natural do couro cabeludo. Mas como manter a beleza das madeixas em alta sem recorrer ao chuveiro? Uma alternativa é usufruir do xampu seco caseiro. Ele promove a limpeza instantânea das mechas, sem necessidade de água.

A indústria de cosméticos, atualmente, já disponibiliza várias opções de xampu seco – inclusive destinadas aos diferentes tipos de cabelo: tingidos, loiros, morenos, secos e por aí vai.

Além de remover o aspecto oleoso da raiz, eles ainda deixam um aroma delicioso nos fios. O problema é que nem sempre esses produtos têm um preço camarada. Aí vale apostar na alternativa caseira.

Xampu seco caseiro

O pó vai agir na oleosidade. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo do xampu seco caseiro

Para confeccionar o seu próprio xampu seco e levar na bolsa para usar diante de qualquer emergência, será necessário ter em mãos amido de milho – se o seu cabelo for cabelo claro – ou cacau em pó, caso seja escuro. Para dar um cheirinho delicioso à mistura, vale contar também com um óleo essencial de sua preferência.

A partir daí, confeccionar o xampu seco é muito simples. Veja a seguir:

  1. Coloque em um recipiente duas colheres de chá de amido de milho ou cacau em pó – dependendo da cor do seu cabelo
  1. Em seguida, acrescente de seis a dez gotas do seu óleo preferido. Se o seu cabelo tem muita tendência à oleosidade, prefira colocar menos
  1. Misture bem os ingredientes
  1. Com auxílio de um funil, passe a mistura para um saleiro ou embalagem de talco. Esses recipientes são ideais pois têm furinhos, que facilitam a aplicação no couro cabeludo.

Viu só como é simples fazer essa versão do xampu seco em casa? Depois que estiver finalizada a mistura, basta aplicar um pouco no couro cabeludo naqueles momentos de bad hair day. Um pincel grande de maquiagem também pode auxiliar para deixar o aspecto mais leve.

Assim como no caso do cosmético tradicional, pode ser que o seu cabelo fique esbranquiçado logo após o uso. Para resolver isso, basta passar bem os dedos pelas mechas e depois pentear normalmente.

Cuidados com o xampu seco caseiro

A solução do xampu seco feito em casa é ótima por conta do poder de absorção dos ingredientes utilizados na receita. O amido e o cacau realmente retiram a oleosidade, proporcionando o efeito de limpeza desejado. Mas só por se tratar de uma solução prática, não significa que você não deva ter alguns cuidados na hora de utilizar.

Assim como no caso do cosmético tradicional, o uso diário deve ser evitado – caso contrário pode ser tão prejudicial aos fios quanto a lavagem recorrente. O perigo é que a utilização contínua ocasione um ressecamento exagerado no couro cabeludo, o que pode contribuir para o chamado efeito rebote. Diante da secura, a raiz irá produzir ainda mais oleosidade.

Por isso, a sugestão é usufruir do xampu seco com moderação. Ele é ideal para emergências: uma viagem de ônibus ou avião, em que os fios tendem a ficar oleosos, ou para substituir a lavagem após a prática de exercícios. Evite usar mais do que uma vez por dia. Assim, você não corre riscos.

E aí, o que achou do xampu sexo caseiro? Depois nos conte como ficou o resultado!