Dica do Nutricionista > Nutrição

Descubra o que fazer com o resto de comida das refeições

Por Redação Fortíssima 03/06/2016

O resto de comida é aquela refeição que poucos gostam de fazer, mas muitos escolhem pela praticidade. Ainda assim, os pratos preparados com os itens que sobraram do almoço ou jantar devem seguir alguns cuidados especiais, como no modo de aquecimento. Tudo para manter a qualidade e a textura.

Veja 4 segredos do resto de comida

A conservação do resto de comida deve ser feita de acordo com as necessidades da família. Alimentos que logo serão reaproveitados e consumidos podem ser reservados na geladeira por até três dias. Já anches que servirão de refeição na semana ou mês seguinte devem ser congelados, para que não estraguem.

Todos os alimentos que estão no freezer devem passar pelo processo de descongelamento. Você pode apelar para o microondas ou aguardar algumas horas. Os pratos que estão conservados na geladeira são fáceis de aquecer e não precisam de nenhum preparo. Basta colocar na forma ou panela para que o resultado seja apetitoso.

Sempre analise o alimento antes de esquentar. Se ele está com cheiro ou aspecto estranho, jogue fora. As infecções alimentares são extremamente desconfortáveis e estressantes. Não arrisque e comprometa a sua saúde.

Resto de comida

Aproveitar o resto de comida ajuda a evitar o desperdício. Foto: iStock, Getty Images

Resto de comida: aqueça adequadamente

Decidiu reaproveitar aquele resto de comida que sobrou de outra refeição? Algumas dicas podem ajudar – e muito – no processo.

Para manter crocante

Esqueça o microondas quando o assunto é aquecer o resto de comida. O forno é a melhor opção para esquentar os alimentos sem mudar a sua textura original. Essa dica vale para massas e vegetais.

Não se esqueça do fogão

Restos de feijão, sopas, ensopados e cozidos devem ser aquecidos no fogão. Lembre-se de manter o fogo baixo para que os alimentos não cozinhem mais. Vale mexer constantemente para que imprevistos não aconteçam.

Para aquecer bem rápido

Corte, selecione e espalhe todos os pedaços de alimentos sólidos em uma forma. Esse processo diminui o tempo de preparo e assegura total aquecimento. A dica vale para porções de pizza e lasanha que estão na geladeira.

Água para os grãos

Ninguém gosta do arroz seco e com textura endurecida. Uma boa sugestão para evitar esse resultado é adicionar uma pequena quantidade de água durante o aquecimento. Mexa suavemente para que todos os grãos sejam envolvidos com o líquido.

Tire do congelador

Descongelar todos os alimentos antes de colocar no forno é uma das principais dicas. Essa atitude evita que o resultado final fique aguado e sem sabor. Lembre-se de tirar o alimento do congelador e colocar na geladeira com um dia de antecedência.

E aí, anotou as dicas para aproveitar o resto de comida daquela sua refeição do almoço? Deixe um comentário!,