Bem-Estar > Dia a Dia

Aplique 7 atitudes diárias que diminuem a poluição

Por Redação Fortíssima 05/06/2016

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente de 2016 revelou uma informação surpreendente: a poluição mata 12,6 milhões de pessoas por ano. O Dia do Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é data para discutir as medidas que podem transformar o mundo. 

O relatório apresentado na reunião trouxe dados que chocam e mostram uma realidade difícil de aceitar. Mais de 23% das mortes registradas no mundo são os resultados dos efeitos da poluição e da deterioração do meio natural. E o pior: esses índices podem aumentar. Ou seja, vale rever alguns hábitos diários e fazer a sua parte.

Poluição

Mantenha a descarga do seu carro sempre regulada. Foto: iStock, Getty Images

Diminua a poluição com 7 dicas

Que tal começar a mudança por você mesmo? O impacto pode parecer quase invisível quando analisado individualmente, mas uma nova atitude pode ter um impacto profundo coletivamente e despertar nas pessoas ao seu redor o sentimento de que é preciso preservar.

  • Deixe o carro de lado

Esse meio de transporte é responsável pela liberação do altamente danoso gás carbônico. Opte por ônibus, metrô ou bicicleta para ir ao trabalho, academia e encontros.

  • Aproveite os dias chuvosos

Está chovendo e você está de bobeira? Coloque baldes em locais nos quais você identificou um forte fluxo de água. Esse líquido será reaproveitado na limpeza da casa ou na hidratação das plantas.

  • Tome banhos curtos

Cinco minutos é o tempo que você precisa para lavar o corpo e os cabelos. Desligue o chuveiro nos momentos em que estiver se ensaboando ou aplicando os produtos nos fios.

  • Evite limpezas com água

A higienização das calçadas com lava jatos é prejudicial e acarreta o gasto excessivo de água. Opte por uma vassoura e reaproveite o líquido que foi armazenado em dias de chuva.

  • Separe o lixo

A coleta seletiva está presente na grande maioria das cidades e evita a contaminação de itens que podem ser reciclados. Divida todos os seus lixos em sacos diferentes e sinalizados.

  • Combata o desperdício de água

Fechar a torneira enquanto lava os dentes ou faz a barba é capaz de economizar cerca de 21 litros de água. Pense nisso.

  • Seja educado

Jamais jogue lixo pela janela do carro ou nas calçadas. Procure uma lata e reserve o resíduo em local adequado.

Poluição

Poluição é papo sério

Converse com os familiares, amigos e colegas de trabalho sobre a poluição. Algumas atitudes que acarretam péssimas consequências para o meio ambiente são praticadas sem perceber. Faça uma lista de dicas e chame a atenção de todos. Vale imprimir, colocar na parede de casa ou mandar por e-mail.

Essa corrente é capaz de mudar a realidade de uma família, rua ou bairro. Todos os inseridos nessa mudança são essenciais para que a ideia seja difundida para outras pessoas. A poluição pode ser combatida com a união e a força de vontade de quem não tem preguiça de tomar atitudes. Seja o próximo.

E aí, pronto para fazer a sua parte e diminuir a poluição? Compartilhe o artigo com os seus amigos!