Nutrição > Receitas

Maria mole para a sobremesa do final de semana

Por Redação Fortíssima 05/06/2016

A maria mole é um dos doces mais tradicionais do país. Com textura macia e sabor suave, esse lanchinho combina com festas infantis, juninas ou comemorações especiais. Se você é fã e não abre mão dessa delícia, veja como preparar uma receita clássica e rapidinha.

Maria mole tradicional

É o docinho clássico e tradicional. A maria mole é preparada com leite condensado e finalizada com o coco ralado adoçado. Você ainda pode substituir alguns ingredientes para transformar a receita em um doce sem lactose ou diet.

Ingredientes

1 envelope de gelatina sem sabor

5 colheres de sopa de água fria

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

1 xícara de chá de coco fresco ralado

Modo de preparo

Misture a gelatina com a água em uma panela. Leve para o fogo e espere dissolver. Desligue. Despeje no liquidificador junto com o creme de leite e o leite condensado. Bata até ficar um creme. Bote em uma forma retangular untada com margarina.

Coloque na geladeira por mais ou menos três horas. Apenas retire quando estiver durinho. Corte os pedaços quadrados de maria mole e envolva em uma boa quantidade de coco ralado. Espalhe em um prato e sirva.

Maria mole

A maria mole também pode ser cortada em pequenos quadradinhos. Foto: iStock, Getty Images

Pudim de maria mole

Incluir a maria mole em um pudim é bom demais. A receita a seguir não vai para o forno e fica pronta em aproximadamente seis horas. É a sobremesa ideal para os finais de semana.

Ingredientes do pudim

1 vidro de leite de coco

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

1 pacote de maria mole

1 xícara de água quente

Ingredientes da calda

5 colheres de açúcar

½ xícara de água

Modo de preparo do pudim

Coloque o pó do pacote de maria mole em uma tigela. Acrescente a água e mexa bem. Aguarde ficar morno. Adicione essa mistura e todos os outros ingredientes no liquidificador. Bata bem até que fique totalmente cremoso. Ainda vale adicionar uma pequena quantidade de coco ralado com açúcar.

Modo de preparo da calda

Bote as colheres de açúcar e a água em uma forma. Leve para o fogo em temperatura média e aguarde derreter. A mistura deve ficar levemente dourada. Desligue e espere endurecer. Pode demorar até dez minutos.

Montagem

Despeje o creme do pudim na forma e leve para a geladeira por seis horas. Esse é o tempo necessário para que a receita fique durinha e gostosa. Esquente por alguns minutos até que a calda derreta – assim fica mais fácil de desenformar. Coloque em uma travessa e espalhe todo o restante do caramelo. Sirva em fatias médias.

E aí, o que achou das receitas de maria mole? Conte para a gente nos comentários!