Beleza > Estética > Slider Home

Aprenda como fazer máscara de argila e cuidar da pele

Por Redação Fortíssima 07/06/2016

As adeptas de tratamentos caseiros sabem que a natureza fornece uma série de ingredientes naturais para cuidar do corpo. São opções como fazer máscara de argila, por exemplo, que é rica em minerais e representa uma das melhores alternativas orgânicas para manter a beleza em dia.

A argila é capaz de proporcionar maciez, nutrição e hidratação da pele. Investir nesse tratamento é uma alternativa rápida e de baixo custo também para os cabelos cabelos. O melhor de tudo é que existem diferentes tipos, cada um com coloração e propriedades especiais.

Enquanto a argila branca é leve e tem ação cicatrizante, a verde tem ação estimulante e adstringente. Já a vermelha, por sua vez, é capaz de prevenir o envelhecimento precoce da pele. Ou seja, é só escolher a sua preferida.

Como fazer máscara de argila

Argila revitaliza e nutre a pele. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer máscara de argila

Preparar uma máscara de argila é tarefa fácil. Mas é preciso ter alguns cuidados para usufruir plenamente dos benefícios do ingrediente de origem mineral. Inicialmente, é importante adquirir o produto que tem finalidade estética, com consistência em pó. Ele pode ser encontrado em lojas especializadas de produtos naturais e até farmácias.

Com o ingrediente básico em mãos, basta misturá-lo com água filtrada, termal ou soro fisiológico. Na hora de mexer, utilize um recipiente de plástico. Isso é importante porque as tigelas de metal fazem com que a argila perca suas propriedades, comprometendo o resultado final.

A dica é misturar tudo até formar uma massa homogênea e consistente. Não há uma quantidade ideal: se você perceber que a mistura ficar muito líquida, basta acrescentar um pouco mais de argila. Para quem deseja potencializar a hidratação, vale também adicionar alguns óleos essenciais.

O óleo essencial de limão é uma opção para quem tem a pele naturalmente oleosa, pois tem efeito adstringente. Para as peles normais, a alternativa é o óleo de amêndoas, enquanto para as secas o ideal é o óleo de argan. Basta misturar algumas gotas com a argila e a água.

Com a máscara pronta, a próxima etapa é a aplicação. Coloque a mistura no rosto com um pincel ou com as próprias mãos. Faça sempre movimentos ascendentes e garanta que a máscara tenha uma grossura de pelo menos meio centímetro, para que não seque muito rápido. Evite o contato com os olhos, que pode causar irritação.

Entenda os benefícios da argila

Muitas vezes encontradas nas margens dos rios, as argilas são originárias de rochas sedimentares que, ao longo dos anos e em virtude de processos climáticos, químicos e físicos, desmancham-se. Esses detritos absorvem metais e outros componentes característicos do terreno no qual estão.

Segundo a cosmetóloga Sheila Gonçalves, as rochas são consideradas seguras e totalmente compatíveis com a natureza e com a pele humana. “A máscara pode ajudar no controle da oleosidade promovendo uma ação secativa, clareadora, adstringente, antisséptica, suavizante e hidratante, devolvendo maciez e nutrição à pele”, conclui a especialista.

E aí, aprendeu como fazer máscara de argila? Conte-nos o que achou dos resultados nos comentários.