Exercícios > Fitness > Slider Home

Treino de crossfit da Débora Nascimento: veja os exercícios

Por Redação Fortíssima 07/06/2016

Pele morena, cachos exuberantes e um sucesso a cada novo trabalho. Aos 30 anos, a atriz Débora Nascimento sempre chama a atenção. Mas se engana quem pensa que a beldade não sua a camisa entre uma gravação e outra. O físico bem esculpido é resultado de horas e horas de crossfit.

A relação não foi de amor à primeira vista, mas hoje dá muito certo. Foi o marido José Loreto quem a levou para conhecer um box pela primeira vez. Mas ela não curtiu a atmosfera, mas seguiu com a mente aberta e acabou apaixonada pela modalidade.

Debora Nascimento

Débora pega pesado no crossfit para manter a boa forma. Foto: Instagram, Reprodução

Fique por dentro do treino da Débora Nascimento

Foi quando percebeu que no crossfit a competição não era estética, mas sim pessoal – você é quem se desafia constantemente – que a atriz começou a pegar gosto pela prática. Isso só aumentou quando vislumbrou os resultados da dedicação: a melhora no tônus muscular, mas sem exageros.

Atualmente, Débora Nascimento é orientada pelo treinador Bruno Rezende nas aulas de crossfit. Para quem deseja se aventurar nos treinos, ele compartilha como funciona o Workout of the day (WOD) da atriz. Inicialmente, antes dos exercícios pesados, ela sempre alonga os músculos para estabilizar as articulações e prevenir lesões.

Na sequência, a atriz executa os movimentos com bastante intensidade, em nível avançado. Para os iniciantes, no entanto, o treinador sugere fazer o treino no ritmo em que conseguir – realizando o número de repetições que julgar possível. É preciso elevar a frequência cardíaca, mas sem extrapolar.

No treino, os primeiros exercícios são de aquecimento. Primeiro, há a execução do superman, que é feito no solo. Basta se deitar de com os braços estendidos acima da cabeça. Depois, é só elevar as pernas e braços, contraindo glúteos, lombar, dorsal e posterior de coxa – e então retornar à posição inicial.

Há também um exercício de aquecimento chamado hollow rocks. Basta deitar de costas, com os pés apontados para cima e os braços estendidos por cima da cabeça. Depois, é só contrair o core e tirar a parte superior das costas e as pernas do solo,  balançando como uma canoa. Com o corpo aquecido, é hora do WOD.

O de Débora é constituído da seguinte forma: exercício com kettlebell, seguido de abdominal comum, depois algumas séries de burpees e os movimentos oriundos do levantamento de peso e barras olímpicas.

Entenda os benefícios do crossfit

Atualmente já bem difundido, o crossfit é uma metodologia de treinos criada em 1995 e que reúne exercícios de levantamento de peso – olímpico e básico – e de ginástica olímpica. Segundo Rodrigo Poderoso de Souza, mestre em Ciência do Desporte, a principal vantagem da prática é que ela ajuda a desenvolver cerca de dez qualidades físicas motoras.

Dentre elas, é possível citar flexibilidade, coordenação, potência, força, resistência, equilíbrio, cardiorrespiratório, resistência muscular, precisão e agilidade. Por se tratar de uma aula de alta intensidade, o crossfit também contribui para o ganho de massa magra e para a diminuição do percentual de gordura.

Mas para usufruir de todos os benefícios, é preciso contar com o auxílio de profissionais experientes. “Devemos iniciar os treinos com calma. É preciso trabalhar dentro de suas possibilidades, do seu nível de condicionamento e, claro, respeitando suas limitações. Assim qualquer pessoa pode praticar este método de exercício”, finaliza Souza.

E aí, o que achou do treino de crossfit de Débora Nascimento? Quem sabe essa é a sua chance de começar também.