Dieta > Nutrição

Conheça os principais benefícios do vinagre de arroz

Por Redação Fortíssima 08/06/2016

Manter uma alimentação saudável, nutritiva e preventiva é uma prioridade cada vez maior para as pessoas. Se esse é o seu caso, vale a pena ficar por dentro dos benefícios do vinagre de arroz, obtido a partir da fermentação do arroz do tipo integral.

Ele já é utilizado na culinária asiática há séculos e auxilia, inclusive, no combate a doenças. Também possui mais de 50 tipos de substâncias orgânicas, que são ótimas aliadas para livrar o organismo de toxinas. Isso garante benefícios como a prevenção do envelhecimento precoce.

A combinação de aminoácidos essenciais presentes no ingrediente é responsável ainda por revitalizar a energia do corpo e fortalecer o sistema imunológico. Ou seja, vale incluir esse condimento nas suas refeições. 

Vinagre de arroz

Vinagre de arroz é aliado da saúde e das dietas. Foto: iStock, Getty Images

O que é o vinagre de arroz?

Elaborado a partir de vinho de arroz fermentado, o vinagre de arroz é um condimento que pode ser utilizado em saladas, pratos com carnes e até como ingrediente para alguns molhos. Ele adiciona sabor à comida e traz uma série de benefícios nutricionais. É, portanto, um excelente aliado das dietas.

Na culinária asiática, o vinagre de arroz é o mais utilizado. Ele tem um sabor sutil e sua acidez é mais leve do que a dos outros tipos. O ingrediente possui um paladar adocicado, por isso é amplamente utilizado no preparo de receitas com um tom agridoce. Um bom exemplo é o sushi.

Com baixo teor calórico, o vinagre de arroz ajuda auxilia na digestão e configura uma excelente alternativa para seguir com a dieta sem perder o sabor da comida. No Japão, o ingrediente já é associado à perda de peso moderada desde 1940.

Além de ser um bom aliado para a redução do peso corporal, o vinagre de arroz ainda ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e a diminuir o apetite. Por isso, vale experimentar os benefícios e incluir pequenas doses do produto em suas sopas e cozidos de carnes e legumes.

Benefícios do condimento

Os compostos de aminoácidos essenciais presentes no vinagre de arroz ajudam a combater radicais livres, a fortalecer naturalmente o sistema imunológico e a evitar o acúmulo de gordura, auxiliando no combate do colesterol alto. Mas a lista de vantagens não para por aí:

  1. Prevenção do cansaço excessivo

O vinagre de arroz ajuda a equilibrar a acidez na corrente sanguínea, neutralizando o excesso de ácido lático no sangue – responsável pela sensação de cansaço e cãibras. Assim, ele é poderoso no combate aos sintomas de fadiga, fornecendo mais força ao organismo para enfrentar a rotina.

  1. Absorção de nutrientes

A alta concentração de ácido acético no vinagre ajuda, inclusive, o seu corpo a absorver melhor as vitaminas presentes em outros alimentos. Isso ocorre por conta de sua ação no sistema digestivo.

  1. Cicatrização

Até quando aplicado na pele o vinagre tem serventia. Ele estimula a circulação sanguínea e, concomitantemente, a regeneração dos tecidos diante de queimaduras, acnes, cortes e picadas de insetos. Um verdadeiro remédio.

E você, já conhecia o vinagre de arroz? O que achou? Deixe o seu comentário!