Bem-Estar > Motivação > Slider Home

Festa dos solteiros: afaste a tristeza no Dia dos Namorados

Por Redação Fortíssima 08/06/2016

Troca de presentes, jantares românticos e declarações de amor nas redes sociais. Essa é a fórmula do Dia dos Namorados. Mas para quem está sozinho, o cenário pode configurar um verdadeiro pesadelo: a exclusão social na data é capaz de gerar um sentimento de profunda tristeza. Para afastar a sensação ruim, uma festa dos solteiros é opção.

A psicoterapeuta Maura de Albanesi explica que, para quem não está em um relacionamento, muitas vezes a melancolia pode aparecer – até por conta da cobrança social para encontrar um companheiro. “Durante épocas festivas, a tristeza se acentua, por causa da propaganda e abordagem intensa sobre o tema nos meios de comunicação”, diz.

Festa dos solteiros

Com a festa dos solteiros, você vai até esquecer que é Dia dos Namorados. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar a frustração no Dia dos Namorados

É importante lembrar que o conceito tradicional de família está mudando no Brasil. O número de divórcios cresce e, mais do que ter um relacionamento por estabilidade, hoje as pessoas querem ser genuinamente felizes com seus companheiros. Por isso, se a tristeza bater, lembre-se do velho ditado: antes só do que mal acompanhado.

Em relação às cobranças, Maura pondera que não há vergonha alguma em assumir que, atualmente, não existe ninguém na sua vida ocupando o espaço de um companheiro. Ela faz um adendo, especialmente, às mulheres.

“Observamos que elas ainda sofrem mais com isso, porque existe a ideia de que toda mulher quer e precisa casar, além da necessidade de ter um filho“, afirma. Isso porque, em pleno século 21, ainda há um inconsciente coletivo que aponta a ideia de que o homem é solteiro porque quer e a mulher porque não foi escolhida, ninguém a quis e ela foi rejeitada.

A especialista explica que é importante admitir para si mesma os seus sentimentos. Afinal, você pode ficar sozinha porque quer ou porque ainda não achou a pessoa certa. “Não é preciso inventar mentiras, como dizer que não se importa em estar solteira se, no fundo, se importa. A naturalidade de enfrentar a situação é uma maneira de lidar com a realidade”, completa.

Também não é preciso se abater diante das campanhas para o Dia dos Namorados. Vale lembrar que elas são criadas para estimular o consumo e que as relações apresentadas costumam estar bem distantes da realidade vivida pela maioria dos casais.

Festa dos solteiros é opção para comemorar

Para afastar qualquer sentimento ruim, uma boa dica é organizar uma festa dos solteiros estilo Happy Divorce (Feliz Divórcio) e convidar suas amigas e amigos solteiros e divorciado.  Alguns comes e bebes, música boa e pronto.

Você não é fã de agitação? Também não tem problema. Convide sua amiga para irem juntas ao cinema ou faça uma pipoca e assista algumas séries em casa. Afinal, com ou sem um companheiro e em qualquer época do ano, é preciso também saber desfrutar de sua própria companhia.

E aí, pronto para a festa dos solteiros? Compartilhe o artigo com os seus amigos e aproveite!