Bem-Estar > Dia a Dia > Slider Home

Aprenda como evitar os 7 erros de português mais comuns

Por Redação Fortíssima 10/06/2016

Não é preciso ser um especialista em linguística para saber escrever e falar bem. Alguns erros de português são tão populares que passam batidos em uma conversa. O grande problema, no entanto, está em situações mais delicadas: surpreender negativamente o recrutador em uma entrevista de emprego é tudo quer você não quer.

Comemorado em 10 de junho, o Dia da Língua Portuguesa é uma ótima ocasião para identificar os equívocos que você costuma cometer e aprender qual é a versão correta. Para facilitar, o Doutíssima separou os sete erros mais vistos em provas, currículos e conversas do dia a dia.

Erros de português

Ler muito é a melhor maneira de adquirir conhecimento sobre regras gramaticais. Foto: iStock, Getty Images

Veja 7 erros de português para evitar

Para falar bem, escrever melhor e surpreender sempre, confira os erros de português que você não pode cometer. As regras são simples, fáceis de entender e difíceis de esquecer.

Vem com agente para o show

A opção correta para a frase é a gente, que se refere a um conjunto de pessoas. Já a palavra agente, no modo como está grafada na oração, pode ser usada para caracterizar a função de policial, espião ou outros profissionais da área.

Eu te avisei, mais você não ouviu

O mais utilizado na frase é um advérbio de intensidade e deve ser substituído pelo mas, que indica uma contrariedade ou adversidade.

Concerteza, pode contar comigo

Opa, tem erro aí. A grafia correta da palavra é com certeza.

Quero todas as blusas, menas essa

Esse advérbio não passa por flexão de gênero. Ou seja, sempre utilize menos em suas frases. Menas não existe.

Estou muito afim dele

Quase todo mundo já usou, não é mesmo? A palavra afim é utilizada para indicar afinidade. Já quem quer algo ou tem algum propósito, deve dizer que está a fim

Isso que você falou não tem nada haver

O correto é utilizar nada a ver, que indica que algo não está correspondendo ao que você gostaria ou deveria. 

Derrepente viajamos nesse final de semana

A locução adverbial de repente é escrita de maneira separada. Ela indica alguma mudança abrupta ou imprevista.

Erros de português

Dicas para escrever melhor

Investir em algumas mudanças na rotina é o que você precisa para transformar a sua maneira de escrever e falar. Quem está prestes a fazer uma prova ou trabalho de conclusão de curso, por exemplo, deve se acostumar a redigir bastante.

Outra sugestão já conhecida é o hábito da leitura. Quem lê costuma ter ótimo vocabulário e está sempre ligado nas regras de gramática. Pesquisar sobre as últimas mudanças gramaticais, palavras difíceis e expressões populares é uma boa dica.

Tenha um dicionário em sua cabeceira e não hesite em procurar na internet. Diversos portais contam com dicas de professores que podem facilitar o seu entendimento e evitar possíveis erros de português.

E aí, aprendeu como evitar alguns erros de português? Compartilhe o artigo com os seus amigos.