[the_ad_group id="16401"]
Dieta > Nutrição > Slider Home

Conheça todos os benefícios que o óleo de coco oferece

Por Redação Fortíssima 10/06/2016

Queridinho de famosas como Yasmin Brunet e Gabriela Pugliesi, o óleo de coco surpreende por seus benefícios: ele é ótimo para a alimentação e ainda pode ser utilizado com fins estéticos. São mil e uma utilidades e diversas formas de consumir o produto.

Mas é interessante ficar atenta ao jeito correto de fazer isso. O médico Patrick Rocha, pesquisador da área da nutrição, aponta que é importante utilizá-lo em sua forma natural – não em cápsulas. “O indicado é investir no ingrediente não refinado e puro, pois somente assim é possível desfrutar de todos os benefícios que ele oferece”, destaca.

óleo de coco

Yasmin Brunet hidrata os fios com óleo de coco. Foto: Instagram, Reprodução

Descubra por que usar o óleo de coco

Considerado um superalimento, o óleo de coco pode ser utilizado em receitas e no preparo de alguns alimentos. Confira três bons motivos para apostar no ingrediente:

  1. Combate ao colesterol alto e doenças cardiovasculares

No passado, ele era condenado por conter gordura saturada. A teoria era de que isso aumentaria o colesterol ruim e também o risco de doenças. Mas, conforme explica Rocha, estudos científicos recentes mostram que as gorduras saturadas são inofensivas e até  fundamentais para o funcionamento correto do organismo.

O óleo de coco é uma ótima fonte vegetal de consumo desse tipo de gordura boa, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Ao contrário de outros produtos, ele não contém gordura trans – extremamente prejudicial ao corpo. Como qualquer outro alimento, no entanto, é importante consumir com moderação.

  1. Cabelo mais forte e brilhoso

Aplicar o óleo de coco nos fios pode ajudar a mantê-los mais sedosos, maleáveis, brilhantes e livres de frizz. “Estudos demonstram que isso ocorre devido à alta concentração de triglicerídios de cadeia média em sua composição, capazes de penetrar no córtex do fio e ativar sua reconstrução”, comenta a cosmetologista Jackeline Alecrim.

 

  1. Hidratação da pele

Da mesma forma que oferece benefícios aos cabelos, o óleo de coco é um excelente aliado na hora de hidratar a pele. Especialmente na região de rugas, pálpebras e até lábios, ele pode ser aplicado em pequenas quantidades, pois penetrará profundamente na epiderme.

Também pode ser utilizado em massagens, pois tem efeito anti-inflamatório local. É ideal para auxiliar no tratamento de contraturas, tensões e nódulos musculares.

Formas de usar o óleo de coco

Para usufruir das propriedades hidratantes desse produto não há mistério algum. Você pode aplicar diretamente nos fios, através de uma massagem suave, ou até aquecer o produto rapidamente no microondas antes de utilizar. Também vale acrescentar outros ingredientes com propriedades nutritivas na receita, como o mel.

Ao aplicar nos cabelos, é importante garantir que ele seja devidamente removido dos fios após a hidratação – para evitar um aspecto oleoso. Por isso, depois de deixar o ingrediente agir por cerca de uma hora, é importante lavar as madeixas como de costume.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário com a sua opinião sobre este artigo.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]