Dieta > Nutrição

Noz-da-índia promete perda de peso, mas oferece riscos

Por Redação Fortíssima 10/06/2016

A cada dia surgem novas dietas ou alimentos que prometem proporcionar a perda de peso de forma mais rápida e eficiente. O resultado? Muitas pessoas adotam a medida, mas sem conhecer os perigos e cuidados que podem correr. Esse é o caso da noz-da-índia.

As sementes são consumidas em pequenas partes, como se fossem comprimidos, buscando o emagrecimento. Porém, o que muitos não sabem é que essa planta é altamente tóxica pode provocar diarreia e desidratação intensas.   

Perigos de usar a noz-da-índia

A noz-da-índia é uma semente branca extraída da nogueira-de-iguape. O seu uso promete diversos benefícios, entre eles o emagrecimento rápido, ajudando a perder até 12 quilos por mês. O problema é que os efeitos colaterais e perigos do alimento para o funcionamento do organismo não são tão conhecidos e divulgados assim.

Ainda não existem pesquisas científicas que apontem os reais impactos na saúde, seja em relação à eficácia para a perda de peso quanto aos seus efeitos tóxicos para o organismo. Por isso, o ideal é ter atenção e evitar o consumo. 

Apesar de não haver confirmações, os efeitos colaterais relatados são dor de cabeça, diarreia e desnutrição decorrente da redução da absorção de gordura, que afeta o aproveitamento de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Essas reações acontecem porque a noz-da-índia tem um forte efeito diurético e laxativo, o que pode causar a perda de eletrólitos (minerais) quando ingerida em excesso. Isso prejudica a saúde e o funcionamento do organismo, pois o desequilíbrio eletrolítico interfere na regulação da pressão arterial.

Além disso, influencia na quantidade de fluídos corporais e também na manutenção do equilíbrio ácido-base. Mas não é só a promessa do emagrecimento que leva ao consumo da noz-da-índia. Há quem também busque nela a diminuição da celulite e da flacidez, aumento do tônus muscular, controle do colesterol e melhora do brilho do cabelo.

Afinal, a noz-da-índia também possui alta concentração de ácidos graxos, como ômega 3 e ômega 6, relacionados a redução dos níveis de colesterol. É ainda rica em fibras e vitamina E, responsáveis por aumentar a sensação de saciedade.

Noz-da-índia

Os efeitos da semente no organismo não são comprovados cientificamente. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados importantes para perder peso com saúde

O primeiro passo para emagrecer de forma saudável e segura é evitar produtos que não possuem comprovação ou indicação. Dietas, alimentos e receitas milagrosas não são o caminho certo. Para conseguir resultados consistentes e duradouros, o ideal é buscar uma reeducação alimentar, com um cardápio balanceado.

Abandonar os maus hábitos e adotar a prática regular de exercícios físicos também faz parte da mudança. Além disso, nunca deve-se consumir um composto ou seguir medidas para emagrecer sem a orientação de um especialista.

E você, o que acha da noz-da-índia? Já experimentou? Deixe a sua opinião nos comentários.