Nutrição > Receitas > Slider Home

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de quindim

Por Redação Fortíssima 12/06/2016

O quindim brasileiro foi inspirado na brisa-do-Lis, doce português que leva gemas de ovo, açúcar e amêndoas. Com a textura perfeita, sabor suave e ingredientes fáceis de encontrar, essa sobremesa conquista na primeira mordida. A seguir, confira como preparar duas versões muito saborosas.

Quindim

A massa de quindim deve repousar por duas horas na geladeira antes de assar. Foto: iStock, Getty Images

Dica especial

As duas receitas que você irá aprender podem virar fonte de lucro. Aperfeiçoe os seus dotes culinários, faça muitos testes e descubra como deixar o resultado perfeito. Após a conquista da sobremesa ideal, inicie o processo de vendas e divulgue para todos os seus amigos. Cada um dos docinhos pode ser vendido por aproximadamente R$ 2.

Quindim pequeno

Todos gostam e querem provar. Essa é a receita tradicional de quindim, aquela mesma que você encontra nas padarias e sempre quer saber como é feita. Hora de testar.

Ingredientes

30 g de manteiga

220 g de açúcar

120 g de coco ralado fresco

8 gemas

Modo de preparo

Junte o açúcar peneirado e o coco em uma tigela. Aqueça a manteiga até que esteja completamente derretida e adicione na outra mistura. As gemas são colocadas em seguida. Mexa e deixe descansar por alguns minutos. Durante esse tempo de espera, unte as forminhas com uma pequena quantidade de manteiga e açúcar.

Despeje uma boa quantidade de massa de quindim em cada uma das forminhas. Espalhe elas sobre uma forma grande e leve para a geladeira por duas horas – esse é o processo de separação das gemas e coco. Bote para assar em banho-maria e em forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos. 

Assim que todos os quindins estiverem frios, desenforme com muito cuidado e coloque sobre a embalagem que preferir. Cuide para que o caldo do doce não seja depositado sobre o papel. Essa atitude deixa o resultado mais bonito e fácil de saborear. Leve para a geladeira por algumas horas, até que a consistência esteja perfeita para consumo.

Quindão tradicional

Se um quindim é bom, imagina a sua versão maior? O quindão é a sobremesa perfeita para a família nos finais de semana. A receita é simples e leva apenas sete ingredientes.

Ingredientes

15 gemas

1 ovo

2 xícaras e ½ de chá de açúcar

1 xícara de chá de coco ralado

1 xícara de chá de leite de coco

1 colher de sopa de margarina derretida

Coco ralado para polvilhar

Modo de preparo

Preaqueça o forno em temperatura média. Coloque as gemas, o açúcar, o ovo, o coco, o leite de coco e a margarina no liquidificador. Bata até que todos os ingredientes estejam perfeitamente mesclados. Despeje a massa de quindão em uma forma com furo central untada com margarina e açúcar.

Leve para assar em banho-maria por 40 minutos. Retire assim que a sobremesa estiver levemente dourada. Aguarde esfriar e coloque na geladeira por duas horas. Esse é o tempo necessário para garantir a consistência. Desenforme e finalize com uma pequena quantidade de coco ralado polvilhado.

E aí, o que achou das receitas de quindim? Compartilhe nas redes sociais!