Nutrição > Receitas > Slider Home

Delicie-se com essa receita de pão de batata saudável

Por Redação Fortíssima 16/06/2016

O pão de batata é daquelas opções que todo mundo gosta. Clássico dos cafés da manhã de hotel e tradicional nas padarias, essa delícia combina com frios fresquinhos e diferentes tipos de geleias. Se você é fã, confira como preparar duas versões: uma tradicional e outra sem lactose e glúten.

Um boa sugestão para deixar o pão de batata ainda mais gostoso é investir na adição de recheios. O requeijão com frango desfiado é a opção mais comum. Você ainda pode colocar carne moída com queijos, legumes e até mesmo ingredientes com um toque adocicado. É só usar a criatividade e começar.

Pão de batata

O pão de batata pode ser recheado com requeijão e frango desfiado. Foto: iStock, Getty Images

Receitas de pão de babata

Pão de batata tradicional

Ingredientes

50 g de fermento para pão

¼ de xícara de chá de leite morno

½ xícara de chá de óleo

2 ovos

2 colheres sopa de açúcar

2 batatas grandes amassadas em forma de purê

1 colher de sopa de margarina

½ colher de sobremesa de sal

500 g de farinha de trigo

Gema para pincelar

Modo de preparo

Misture o fermento para pão, o leite morno, o óleo, os ovos, o açúcar, as batatas, a margarina, o sal e metade da farinha de trigo. Mexa bem, adicione o restante e amasse até virar uma massa pegajosa. Deixe crescer por aproximadamente 30 minutos. Esse é o tempo necessário para que a receita dobre de tamanho.

Divida a massa do pão de batata em 20 bolinhas. Espalhe todas elas sobre uma forma untada e enfarinhada. Pincele com a gema batida e leve para assar em forno preaquecido por temperatura média. Aguarde 30 minutos. Aumente para 220ºC e deixe dourar por 10 minutos. Retire e aguarde esfriar. Desenforme com muito cuidado e aproveite.

Pão de batata sem glúten e lactose

Ingredientes

800 g batatas amassadas em forma de purê

150 g de polvilho azedo

150 g de polvilho doce

2 ovos

150 ml de óleo

150 ml de água morna

Sal a gosto

Orégano a gosto

Manjericão a gosto

Modo de preparo

Bote a água morna e o óleo em uma tigela. Misture bem. Em outro recipiente, coloque o purê de batatas, o polvilho doce e azedo, os ovos, o sal, o orégano e o manjericão. Mexa e adicione os ingredientes líquidos. Deve virar uma massa moldável. Separe as porções com uma colher e faça bolinhas.

Preaqueça o forno em temperatura média. Espalhe as bolinhas de pão de batata sobre uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar pelo tempo necessário para que todas as porções fiquem grandes e douradinhas. Retire e aguarde esfriar completamente. Desenforme com a ajuda de uma faquinha e sirva em seguida.

E aí, qual das receitas de pão de batata é a sua preferida? Conte para a gente nos comentários!