Nutrição > Receitas

Aposte no risoto de couve-flor para começar bem a semana

Por Redação Fortíssima 19/06/2016

Se você está investindo em um cardápio mais saudável e natural, vai gostar de conhecer o risoto de couve-flor. Essa delícia é preparada com alimentos ricos em nutrientes que garantem a melhora de sua disposição e imunidade. É aquela refeição quentinha, fácil de fazer, prática e que todos os convidados irão amar.

A couve-flor é alimento completo e saboroso para as suas refeições. A hortaliça é fonte de minerais que ajudam a controlar os níveis da pressão arterial e garante ossos duros. Ela ainda contém vitaminas do complexo C, que asseguram imunidade em alta e saúde livre de doenças infecciosas.

Também é fonte de fibras que garantem o bom funcionamento do sistema digestivo. A seguir, confira como preparar duas versões de risoto de couve-flor que prometem surpreender o seu paladar.

Risoto de couve-flor

A receita é preparada sem ingredientes de fonte animal e pode fazer parte da dieta vegetariana. Foto: iStock, Getty Images

Risoto de couve-flor clássico

Ingredientes

1 couve-flor cozida

1 cenoura ralada

½ cebola picada

1 dente de alho pequeno picado

1 vidro de leite de coco light

1 colher de amido de milho

Tempero a gosto

2 colheres de quinoa

Sal rosa a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

1 punhado de queijo muçarela ralado

Modo de preparo

Pique a couve-flor em pedacinhos que imitam o arroz. Esquente um fio de azeite em uma panela média. Acrescente o alho e a cebola. Doure bem e coloque a cenoura ralada. Mexa até que todos os ingredientes estejam murchos. Bote três colheres de sopa de água e deixe reduzir. Adicione a couve-flor e a quinoa.

Tempere com o sal rosa e a pimenta-do-reino. Mexa bem todos os ingredientes. Bote o leite de coco e misture constantemente. O risoto deve ficar bem grossinho e cremoso. Desligue quando estiver no ponto de sua preferência.

Finalize com um punhado de queijo muçarela e mescle novamente. Esse item deve derreter e dar liga.  Sirva a porção de risoto de couve-flor em um prato fundo. Coloque uma pitada de pimenta-do-reino ralada na hora e cebolinha fatiada.

Risoto de couve-flor com alho poró

Ingredientes

1 xícara de arroz integral cateto

1 couve-flor

1 alho-poró pequeno

3 colheres de sopa azeite de oliva

Sal marinho a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Queijo parmesão ralado

2 xícaras de água

Modo de preparo

Bote o azeite em uma panela pequena. Aguarde esquentar e acrescente o arroz. Aguarde ficar branquinho e coloque as duas xícaras de água. Deixe cozinhar por mais ou menos 45 minutos. Corte e higienize a couve-flor. Leve para ferver com duas xícaras de água fervente com sal por dez minutos – esse é o tempo necessário para que o ingrediente fique macio.

Corte a couve-flor em pedaços pequeno e bata no liquidificador com a água do cozimento. Lave o alho poró e pique em pedaços finos. Coloque em uma panela com uma pequena quantidade de azeite e deixe refogar. Acrescente o creme da hortaliça e aguarde reduzir. Bote o arroz cozido e misture todos os ingredientes.

Tempere com um pouquinho de sal e pimenta-do-reino. Desligue assim que o risoto de couve-flor estiver cremoso e bem misturado. Sirva uma porção média em um prato. Polvilhe uma pequena quantidade de queijo parmesão ralado.

E aí, qual das receitas de risoto de couve-flor você gostou mais? Conte para a gente!