Nutrição > Receitas > Slider Home

Comidas de festas juninas que não podem faltar

Por Redação Fortíssima 20/06/2016

No mês de junho, os pratos típicos são um dos principais atrativos das comemorações que se espalham pelo país, deixando tudo ainda mais divertido e delicioso. Entre muitas opções, algumas comidas de festas juninas são indispensáveis e precisam estar presentes em todas as celebrações. Confira quais são elas e aprenda agora mesmo a preparar.

Como organizar a festa junina

Por mais simples que a comemoração de São João seja, duas coisas não podem faltar: a decoração e as comidas de festas juninas. Uma das vantagens é que você não precisa de uma produção elaborada. Com acessórios simples de encontrar e fazer, é possível entrar no clima rapidinho e sem estresse.

Para a decoração, as boas e velhas bandeirinhas podem ser feitas com aquelas revistas e jornais velhos. Quanto mais colorido melhor. Retalhos de tecido viram ótimos remendos para as roupas típicas de caipira e ainda podem servir para enfeitar as mesas.  

Em relação às comidas de festas juninas, uma boa dica é fazer no estilo comunitário, em que cada um leva um prato diferente para o evento. Assim, a mesa fica mais sortida e deliciosa, sem que uma pessoa só tenha que fazer tudo.

Comidas de festas juninas

Os pratos preparados com milho estão entre as principais comidas típicas. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de comidas de festas juninas

Entre as comidas de festas juninas que não podem ficar de fora da comemoração estão aquelas preparados com milho, como pipoca, bolo de fubá, pamonha e canjica, além da paçoca, arroz-doce, cocada, pé de moleque, pinhão e o quentão para esquentar. Confira como preparar duas receitas fundamentais para a sua festa.

Receita de pamonha

Ingredientes

6 espigas grandes de milho

½ xícara de chá de açúcar

½ xícara de chá de leite de coco

1 pitada de sal

Modo de preparo

Descasque os milhos cuidadosamente e reserve as palhas inteiras. Retire os fios e rale as espigas no ralador grosso. Ponha em uma tigela e acrescente o açúcar, o leite de coco e o sal. Misture cuidadosamente com uma colher de pau.

Em seguida, pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure-as dos lados, para formar um saco pequeno. Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante.

Em uma panela grande, ponha água para ferver e coloque as trouxinhas de milho na água fervente, cozinhando por aproximadamente 90 minutos. Retire, deixe escorrer e sirva frio ou quente.

Receita de arroz-doce

Ingredientes

3 xícaras de arroz

1 litro de leite

1 lata e meia de leite condensado

200 ml de creme de leite

Canela em pó

Modo de preparo

Comece cozinhando o arroz no leite, colocando-o aos poucos. Quando o arroz ficar bem macio, misture o leite condensado e, em fogo baixo, deixe engrossar, mexendo sempre. Após, tire do fogo, adicione o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar e leve à geladeira. Antes de servir, polvilhe um pouco de canela em pó por cima.

E aí, gostou das receitas de comidas de festas juninas? Deixe o seu comentário!