Beleza > Estética

Sorriso perfeito: mitos e verdades sobre a saúde bucal

Por Redação Fortíssima 20/06/2016

Dizem que dentes lindos e brancos são o melhor cartão visita de uma pessoa, mas ter um sorriso perfeito e saudável não é uma tarefa fácil. Para chegar lá, é importante conhecer os principais mitos e verdades sobre a saúde bucal, adotando as medidas certas para ficar livre de doenças e manter a boca saudável.  

Afinal, a região entra em contato com diferentes tipos de bactérias através de poluentes externos e da alimentação, por exemplo. Por isso, além dos hábitos diários de higiene, outros cuidados devem fazer parte da rotina.

Sorriso perfeito

A escovação adequada e o uso do fio dental são as medidas diárias básicas. Foto: iStock, Getty Images

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Uma das principais dúvidas sobre a saúde bucal é se algumas bebidas realmente escurecem os dentes e prejudicam o sorriso perfeito. Chá verde, chá preto, café e refrigerantes de cola, por exemplo, possuem muitos corantes escuros, o que pode acabar contribuindo para o amarelamento dos dentes.

O ideal é não abusar desses produtos e, para manter os dentes brancos, ir ao dentista regularmente e fazer uma limpeza profunda periodicamente. Além, é claro, de fazer a escovação diária. Há também processos de clareamento que mantêm o brilho do seu sorriso.

Um mito bastante comum é de que chicletes sem açúcar auxiliam na limpeza dos dentes e no combate às cáries. Apesar de não provocarem  o problema, não quer dizer que eles auxiliam contra seu surgimento. A única forma de manter os dentes limpos e um sorriso perfeito é através da escovação após as principais refeições, no mínimo três vezes ao dia.

Que os enxaguantes bucais podem substituir a escovação também é outro mito. A escovação e o fio dental são os métodos mais eficazes para a limpeza dental, enquanto os enxaguantes são apenas um complemento.

Quanto às verdades sobre a saúde bucal, um dos principais agentes prejudiciais para o sorriso perfeito é o tabagismo. O cigarro possui uma grande quantidade de substâncias nocivas e fumar aumenta a possibilidade de ter problemas como gengivite, doença periodontal e até mesmo câncer de boca, garganta, laringe e pulmão.

Dicas para manter um sorriso perfeito

A principal medida para ter um sorriso perfeito é manter uma rotina de cuidados com a limpeza dos dentes, escovando-os após cada refeição, passando o fio dental e utilizando um limpador de língua. Assim, é possível garantir que bactérias causadoras de doenças e cáries fiquem longe da boca.

Como complemento, é possível usar ainda um enxaguante bucal uma vez por dia, além de evitar o consumo excessivo de alimentos com corantes escuros, bebidas alcoólicas e doces. Também é importante não deixar para procurar um profissional apenas nos momentos de urgência.  As visitas ao dentista devem ser feitas de maneira preventiva e periódica.

E aí, anotou as dicas para conquistar um sorriso perfeito? Deixe o seu comentário!