Nutrição > Receitas > Slider Home

Aproveite três deliciosas receitas de canjica

Por Redação Fortíssima 21/06/2016

As festas juninas já estão acontecendo em todo o país e está na hora de aprender a fazer uma deliciosa canjica. Essa receita é capaz de aliviar o frio do inverno e garantir aquela sensação reconfortante de um creme doce e suave. Se você é fã e não abra mão dessa delícia, confira como preparar três versões para a sua comemoração.

Elas são diferentes em alguns aspectos. A primeira é tradicional e leva um toque de amendoim. A segunda é totalmente livre de lactose. A terceira, porém, não leva o açúcar do leite e o glúten. Está pronta para aprender? Veja agora mesmo.

Canjica

A canjica tradicional pode ser preparada com creme de amendoim e leite de coco. Foto: iStock, Getty Images

Canjica com amendoim

Ingredientes

2 xícaras e ½ de chá de milho de canjica

1 xícara e ½ chá de amendoim torrado e sem casca

½ l de leite de coco

1 l e ½ de leite

3 xícaras de chá de açúcar

2 canelas em pau

6 cravos-da-índia inteiros

Canela em pó

Modo de preparo

Coloque o milho em um pote com água e aguarde 12 horas. No outro dia, leve para cozinhar em uma panela com água limpa. Deixe cozinhar por 40 minutos. Junte o amendoim com o leite de coco no liquidificador. Bata bem. Escorra a água e deposite a canjica na mesma panela. Adicione todos os outros ingredientes e deixe cozinhar em temperatura média.

Espere 40 minutos. Esse é o tempo necessário para que a canjica de milho esteja perfeitamente cozida e cremosa. Desligue o fogo e aguarde até que a receita fique morna. Despeje uma quantidade generosa em um potinho. Finalize com uma boa porção de canela em pó. Sirva em seguida.

Canjica sem lactose

Ingredientes

3 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde

50 g de coco ralado

250 g de canjica branca

200 ml de leite de coco

400 ml de água

750 ml de leite vegetal

Canela em pau

1 pitada de sal

Modo de preparo

Bote a canjica de molho por cinco horas. Despeje a água e coloque para cozinhar em uma panela de pressão com leite vegetal, água, biomassa de banana verde e o açúcar mascavo. Tampe e deixe por 40 minutos. Desligue o fogo e aguarde esfriar. Adicione o coco ralado, o leite de coco, a canela e o sal. Mexa bem.

Acenda o fogo novamente e deixe cozinhar. A canjica deve ficar bem cremosa e macia. Desligue e aguarde amornar. Sirva em potes individuais com uma pequena quantidade de canela em pó polvilhada.

Canjica sem glúten

Ingredientes

1 saco de canjica semipronta

200 ml de leite de coco light

250 ml de leite de arroz

3 colheres de açúcar de coco

5 paus de cravo

1 pau de canela

1 colher rasa de pasta de amendoim

Modo de preparo

Misture a canjica semipronta, o leite de coco, o leite de arroz, o açúcar de coco, o cravo, a canela e a colher de pasta de amendoim em uma panela. Mexa até que todos os ingredientes estiverem mesclados. Acenda o fogo em temperatura média. Deixe ferver por aproximadamente cinco minutos. Desligue e sirva quando estiver morno.

E aí, o que achou das receitas? Agora é só escolher a sua preferida!