Beleza > Moda > Slider Home

Dica de estilo: como usar alpargatas

Por Redação Fortíssima 21/06/2016

Elas são retratadas na história da Espanha desde 1300. Atualmente, viraram xodó das mulheres e dos homens. Se há uma década eram confeccionadas em cor única, agora são coloridas e com solados diferenciados. Veja algumas ideias que separamos para você saber como usar alpargatas sem medo de errar.

As alpargatas denotam um clima mais descontraído e são ideais para dias mais quentes. O solado pode ser produzido com cordas ou com borracha – mais recomendado para dias úmidos de de chuva, pois não absorve a água.

Até a famosa marca Chanel já investiu neste tipo de sapato. Ou seja, é um item que pode ser usado sem medo. O segredo está em combinar modelos e estampas com o conceito do seu look. Feito isso, um mundo de possibilidades e combinações surge.

Como usar alpargatas

Não faltam modelos e estampas para escolher. Foto: iStock, Getty Images

 

Tendências e modelos: como usar alpargatas

Para o seu visual não ficar muito poluído, siga esta regrinha básica: se você já carrega muita informação na parte superior do corpo, mantenha os pés com cores mais sóbrias e sem muitas misturas na estampa.

Se o seu vestido é colorido e cheio de flores, por exemplo, opte por colocar alpargatas de uma só cor. Se ele for todo branco, por outro lado, escolha um modelo mais colorido. O resultado é um conjunto mais harmônico. O mesmo vale para calças, shorts e saias.

Por sinal, esse é um calçado que vai bem com calça jeans – até mesmo para o ambiente de trabalho. A dica é escolher um modelo com materiais diferenciados, como a renda, e deixar a barra da calça dobrada. O efeito é de uma silhueta alongada. 

Porém, é bom conferir se há algum código de vestimenta no seu trabalho antes de sair desfilando essas lindezas confortáveis por aí. Para quem precisa usar salto alto o dia inteiro, nada melhor do que manter as alpargatas no carro ou na bolsa. Assim, fica fácil dar uma folga para os pés.

Outra dica fantástica para você arrasar é usar uma roupa de cor mais neutra e extravasar nos acessórios e nas alpargatas. A cor da bolsa e dos sapatos pode ser a mesma, bem alegre e mais chamativa, enquanto que a camisa e o short seguem um tom mais pastel e clarinho.

Para os homens, a dúvida de como usar alpargata é ainda mais simples, já que o número de possibilidades, especialmente em relação às cores, é bem menor. Vale a mesma regra de combinação adotada pelas mulheres. Tudo é questão de equilíbrio.

E aí, aprendeu como usar alpargatas com estilo? Agora é só soltar a criatividade e criar looks cheios de estilo para o dia a dia. Depois nos conte nos comentários como ficou.