Beleza > Moda

Look de festa junina? Saiba como criar o seu

Por Redação Fortíssima 24/06/2016

A festa junina é uma das celebrações mais marcantes da cultura brasileira. É por isso que, além da culinária e das músicas típicas, a comemoração exige um traje que faça jus à atmosfera alegre. É aí que surge a dúvida: como compor o look certo? Pode até parecer difícil, mas a ideia é justamente deixar a criatividade rolar solta.

As festas de São João típicas são cercadas de elementos marcantes, como a quadrilha, os balões e a fogueira. Quando o assunto é vestuário, vale lembrar também do chapéu de palha e das estampas coloridas ou em xadrez. A dica vale até para o dia a dia durante o mês de junho.

Festa junina

Estampas são ideais para compor o look de festa junina. Foto: Instagram, Reprodução

Dicas para compor um look de festa junina

Na hora de elaborar o traje para a festa de São João, é interessante considerar o ambiente. Por exemplo: há comemorações bem tradicionais e outras mais lúdicas, como uma confraternização que faz alusão à data na empresa. No primeiro caso, é possível apostar em trajes bem típicos. No segundo, vale investir em uma composição mais estilosa.

Para uma festa típica, é possível coordenar elementos como uma camisa xadrez – você pode até pegar emprestado do namorado – com uma calça jeans e botinha estilo country. Outra possibilidade é escolher um vestido florido ou com uma estampa alegre e arrematar a produção com pintinhas no rosto. Faça tranças no cabelo e use um chapéu.

Já no caso de uma festa na empresa ou entre amigos, o ideal é pegar algumas referências que remetam ao estilo interiorano, mas que não deixam de ser atuais. O macacão jeans, por exemplo, é uma peça que está totalmente em alta e combina com o São João. Use com uma camisa branca por baixo e bota nos pés.

Você pode investir sem medo também nas peças que trazem bordados, transparências ou detalhes divertidos. Os trabalhos manuais valorizam os elementos e contribuem para um visual de festa junina fashion e divertido. O próprio patchwork tem tudo a ver com a atmosfera caipira.

Outra dica preciosa é apostar em roupas, sapatos ou acessórios com franjas. Esses itens, que misturam nuances de um estilo boho, hippie chic e country, podem funcionar muito bem em uma festa junina. Especialmente se você acrescentar uma camisa, colete ou calça jeans na composição.

O combo jeans com jeans, aliás, é outra ótima escolha. Febre nos anos 80 e 90, a tendência de compor um look inteiro denim agora volta com tudo. Sim, misturar uma camisa e uma calça brim na mesma cor e estilo não é mais sinônimo de brega. Vale usar sem medo na festa da firma.

Inspire-se nas celebridades

 

Para comprovar que as tendências citadas estão em voga, basta dar uma espiada no visual das celebridades. A top Alessandra Ambrosio e a fashionista Olivia Palermo, por exemplo, são fãs do look all jeans. Seja ao coordenar uma saia denim com uma jaqueta com a mesma textura ou ao investir em combinações com calças e jaquetas.

 

Já a atriz Giovanna Ewbank adora o macacão e a blogueira Thássia Naves é fã de vestidos estampados e floridos. Fique de olho nessas referências e não vai faltar inspiração na hora de criar seu look de festa junina.