Bem-Estar > Dia a Dia

Comprar imóvel: veja dicas para a declaração do IR

Por Redação Fortíssima 25/06/2016

Vocês estão namorando e decidiram realizar o sonho de ter uma casa própria? Comprar imóvel nessa fase do relacionamento pode ser um excelente teste para o casal, mas também exige definir uma série de detalhes. 

Comprar imóvel

Antes de comprar um imóvel com o seu amor, coloque tudo na ponta do lápis. Foto: iStock, Getty Images

Comprar imóvel: como fica o Imposto de Renda

Os valores da compra podem influenciar, por exemplo, na declaração do Imposto de Renda“Se a compra do imóvel foi feita por duas pessoas que não são casadas, ambos precisam informar para a Receita Federal, nas suas próprias declarações, quanto desembolsaram individualmente”, explica o educador financeiro Ricardo Pereira.

Segundo ele, caso o contrato de compra do imóvel não estipule o percentual de cada um, o indicado é dividir o valor ao meio e cada um informar o total na hora de organizar os documentos para declarar. Afinal, a saúde financeira do casal também se constrói dessa maneira.

É uma responsabilidade que duas pessoas assumem, principalmente se houver um financiamento no meio desta negociação.  Se vocês ainda não fecharam o negócio, vale a pena observarem com detalhes qual o impacto do bem comprado na declaração do IR.

Consultar o contador é uma excelente alternativa para não errar neste importante passo da vida. Lembre-se de que comprar imóvel requer planejamento e muita conversa entre os futuros proprietários.

Pereira alerta que, especialmente para quem está começando a vida, adquirir uma casa ou apartamento próprio nem sempre é a melhor escolha. Além do comprometimento da renda a longo prazo, caso a compra não seja feita à vista, existe a limitação na mobilidade. Uma oferta de emprego em outra cidade, por exemplo, deixa de ser opção. 

Comprar imóvel

Como fazer a declaração após comprar imóvel

Decidiram comprar imóvel? Atenção para o modo como se deve preencher a declaração do Imposto de Renda no site da Receita Federal. Na ficha chamada Bens e Direitos, escolha o campo 11 (apartamento). Se a propriedade adquirida foi uma casa, selecione o item 12.

A seguir, no campo Discriminação, coloque todos os dados do imóvel adquirido. Vá preenchendo com informações como endereço, nome e CPF do vendedor (seja físico ou jurídico). Inclua também os recursos usados. Se vocês sacaram verba da poupança, é preciso comunicar, bem como qual banco está envolvido.

No caso de financiamento, o casal preenche com os valores pagos no ano. Ou seja, não é o valor total de compra imóvel. O que ainda falta ser quitado não deve ser informado. E, é claro, o valor do imóvel deve ser inserido ali, junto com a forma de pagamento. Saques do FGTS e doações também devem ser citados.

E você, já decidiu comprar imóvel? Ainda na dúvida? Conte para a gente!