Especialidades > Saúde

Meningite herpética pode trazer riscos sérios à saúde

Por Redação Fortíssima 27/06/2016

A inflamação das meninges ocasionada pelo vírus da herpes é chamada de meningite herpética. Essa doença é extremamente perigosa e deve ser tratada com muita cautela por especialistas. Quadros não revertidos com medicamentos adequados podem evoluir para crises convulsivas e paralisias musculares.

A meningite herpética, de acordo com Marcelo Scotta, presidente do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), tem os mesmos traços da doença em sua forma mais simples. “Os sintomas são dor de cabeça, rigidez de nuca e vômitos”, explica o especialista.

Tudo sobre a meningite herpética

Essa inflamação é uma meningite viral que acomete as membranas que garantem a proteção do sistema nervoso. É uma enfermidade séria e que pode evoluir para quadros ainda piores. “A forma mais grave inclui infecção do cérebro associada”, alerta Scotta. A condição também pode ser chamada de meningoencefalite.

A criança que apresenta febre alta, reclama de dores de cabeça, está com alucinações e alterações de humor pode estar desenvolvendo a meningite herpética. O posto de saúde deve ser procurado após a identificação de alguns desses sintomas. O diagnóstico é dado de maneira rápida por profissionais habilitados.

O reconhecimento da doença é feita por meio da avaliação dos principais sintomas que a criança apresenta. Exames neurológicos, ressonâncias, tomografias e eletroencefalograma também podem ser requisitados para melhor análise do quadro. O teste chamado de punção lombar é outra opção para identificar a presença do vírus no organismo.

O tratamento administrado de maneira rápida, segundo Scotta, é ideal para que o quadro não se agrave. A meningoencefalite é extremamente perigosa para a saúde da criança que está apresentando o ataque do vírus. “Pode ocorrer coma, crise convulsiva, e paralisia muscular”, adverte ele.

Meningite herpética

A criança que apresenta dores de cabeça, febre e alucinações pode ter meningite herpética. Foto: iStock, Getty Images

Meningite herpética: tratamento e prevenção

O médico responsável pela saúde da criança irá escolher medicamento adequado após o diagnóstico da doença. “O tratamento deve ser realizado com medicação antiviral específica contra o vírus herpes, usado via endovenosa”, explica o médico. São necessários até 21 dias para que o quadro seja revertido e a inflamação deixe de afetar as membranas.

Ainda podem ser indicados remédios específicos para a redução do inchaço existente no cérebro. Eles previnem quadros de convulsões. Todos os diagnosticados com meningite herpética devem ser tratados em hospital, já que grande parte dos medicamentos devem ser administrados via endovenosa.

Apesar de ser uma doença extremamente perigosa e repleta de riscos à saúde, ainda não existem maneiras de prevenir a meningite herpética. “Não há vacina disponível, sendo a prevenção da infecção por herpes dependente de evitar contato direto com lesões em atividade de indivíduos doentes”, finaliza Scotta.

E aí, o que achou do artigo sobre meningite herpética? Conte para a gente!