Nutrição > Receitas

Já experimentou a crepioca? Aprenda uma deliciosa receita

Por Redação Fortíssima 29/06/2016

Se antes manter uma alimentação saudável exigia sacrifícios, hoje a história é bem diferente. Há uma infinidade de receitas fitness deliciosas e que ajudam a manter a forma com muito sabor. Uma delas é a crepioca, feita a partir da mistura de tapioca com ovo. Ou seja, um alimento funcional e que sacia a fome.

Queridinha das dietas, a crepioca é uma delícia nutritiva e simples de fazer. A quantidade de calorias depende muito do recheio e da quantidade de tapioca utilizada na massa. Por conter carboidratos e proteínas, a receita pode ser consumida antes e após a atividade física.

Benefícios da crepioca

Os principais benefícios à saúde oferecidos pela crepioca têm relação com os dois ingredientes que compõem a receita: a tapioca e o ovo. Confira as vantagens proporcionadas por cada um deles.

Ovo

De vilão a queridinho das dietas, o ovo hoje é considerado pela maioria dos nutricionistas um superalimento. Ele contém proteínas, ferro, zinco e vitaminas A, B2, B12, B5, D e E. Por ser rico em nutrientes, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e, por consequência, facilita o controle alimentar. É aliado do emagrecimento.

A clara do ovo ainda é rica em leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, evitando o acúmulo de gordura. As proteínas contidas no alimento também têm alto valor biológico e aminoácidos essenciais. Na prática, isso significa que o corpo absorve melhor e mais lentamente esses nutrientes, gerando aumento da saciedade.

Por fim, a gema ainda contém gorduras monoinsaturadas e ômega 3, que auxiliam no controle glicêmico e ajudam a evitar picos de insulina, os grandes responsáveis pelo aumento do apetite e acúmulo de gordura.

Tapioca

Rica em vitamina K, ferro, cálcio e fibras, a tapioca também contribui com importantes benefícios à saúde. Seus ingredientes auxiliam na proteção e no desenvolvimento ósseo, fortalecendo essas estruturas. As fibras, em especial, ainda ajudam no processo digestório, garantindo um bom funcionamento do intestino e causam sensação de saciedade.

Por ser uma fonte de carboidratos, o ingrediente – elaborado a partir da mandioca – também fornece energia para que o corpo funcione bem, facilitando o ganho de massa muscular. Mas é preciso ter moderação no consumo. Afinal, o número de calorias da tapioca é mais elevado.

Crepioca

Crepioca é opção saborosa e pouco calórica. Foto: iStock, Getty Images

Confira a receita e opções de recheios

Ninguém precisa ter muitos dotes culinários para fazer uma deliciosa crepioca. Observe como é simples preparar a receita. Basta um pouco de criatividade na hora de pensar nos recheios escolhidos para incrementar o sabor.

Ingredientes

1 ovo inteiro (65 kcal)

1 clara (14 kcal)

2 colheres de sopa de tapioca peneirada (70 kcal)

Modo de preparo

Em um recipiente, misture bem o ovo e clara com a tapioca, até formar uma massa. Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, e deixe dourar dos dois lados.

O toque final da receita é o recheio. A dica é inovar nos complementos e optar por ingredientes pouco calóricos. Uma sugestão é fazer um patê com uma lata de atum, uma colher de sopa de queijo cottage, chia e geleia de pimenta. Basta misturar tudo e colocar dentro da crepioca.

Outra alternativa light é o molho pesto caseiro. Bata no liquidificador um maço de manjericão, uma colher de sopa de semente de girassol, duas colheres de sopa de azeite extravirgem e meio limão espremido. Tempere com pimenta do reino branca e sal rosa a gosto.

E aí, o que achou da receita de crepioca? É de dar água na boca!