[the_ad_group id="16401"]
Dieta > Nutrição > Slider Home

Adicione lanches saudáveis ao seu dia a dia

Por Redação Fortíssima 30/06/2016

Entre as principais refeições do dia, é natural que o corpo sinta necessidade de algum petisco para continuar funcionando com todo o gás. Mas é preciso tomar cuidado com esses complementos da alimentação: apostar em opções gordurosas e pouco nutritivas faz mal à saúde e pode garantir números a mais na balança. Prefira lanches saudáveis.

Já se você costuma pular os lanches entre as refeições, saiba que essa também não é a atitude indicada. A prática do lanchinho é uma forma de garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários ao longo do dia. Outra vantagem é sentir menos fome no almoço e no jantar, mais propensos aos exageros.

Lanches saudáveis

Frutas devem estar presentes nos lanches. Foto: iStock, Getty Images

O que não pode faltar nos lanches saudáveis?

Se você quer aderir a uma dieta mais saudável, mas não tem ideia de como elaborar um lanche natural e prático, vale ficar por dentro de algumas orientações sobre o que não pode faltar no cardápio entre as refeições. Inicialmente, a dica é eliminar produtos industrializados ricos em sal, gordura e açúcar.

Os biscoitos e barrinhas de cereais prontos devem ser substituídos por fontes de proteínas, vitaminas e cálcio que, além de auxiliar na manutenção do peso, contribuem na prevenção de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Neste cenário, frutas, verduras, leite e derivados entram como boas alternativas para consumir.

A dica, portanto, é simplificar a alimentação e mantê-la o mais natural possível. Procure variar nos ingredientes para não enjoar, mas certifique-se de que os lanches tenham fibras, carboidratos e vitaminas em equilíbrio. O ideal é sempre evitar calorias vazias e pobres em nutrientes.

Uma sugestão para não pecar nos lanches saudáveis entre as refeições é se organizar com antecedência. Já pense no dia anterior, antes de sair de casa, quais serão as opções para o dia seguinte. Procure também manter um pote de castanhas e uma fruta sempre na bolsa, em caso de emergência.

Lanches saudáveis mantêm o gasto energético

Consumir lanches saudáveis ao longo do dia é uma forma de informar ao corpo que existe comida disponível e que ele não precisa estocar nenhum alimento. Na prática, isso permite que o metabolismo funcione normalmente e não desacelere – o que contribui para uma queima maior de calorias no decorrer do dia.

Quando ficamos mais de três horas em jejum, o organismo se reprograma e desacelera o metabolismo, pois entende que precisará preservar mais energia. Logo, o gasto energético é menor. Em outras palavras, se o objetivo for emagrecer, ficar sem comer não é a melhor saída – muito pelo contrário.

Por fim, a prática dos lanches saudáveis contribui para diminuir o volume das refeições, pois promove saciedade e ajuda a evitar o excesso de fome no almoço e jantar. Isso favorece também o sistema digestivo, o que diminui as chances de azia, refluxo, gastrite e úlcera.

E aí, gostou das nossas dicas de lanches saudáveis? O que você gosta de comer entre as principais refeições do dia? Deixe o seu comentário.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]