Clínica Geral > Saúde

Ficar muito tempo em pé faz mal? Descubra

Por Redação Fortíssima 01/07/2016

Há quem acredite que ficar muito tempo em pé faz mal. Com a rotina atribulada do trabalho e diversas funções para desempenhar em casa, muitas mulheres deixam de relaxar as pernas após um dia cheio. A tensão causada por essas posições e movimentos executados pode ser a responsável pelo inchaço dos membros inferiores e pelas dores nas costas.

Afinal, manter-se em pé é cansativo. Se você trabalha em uma loja como vendedora, é instrutora de academia ou desempenha qualquer outra função que pede essa posição constante, sabe que as dores nas pernas são quase insuportáveis. Apesar disso, algumas medidas podem trazer alívio e melhora dos sintomas.

Ficar muito tempo em pé faz mal?

Depende. Os principais malefícios da posição são os problemas circulatórios nos membros inferiores, desgaste das articulações e até mesmo dores lombares. Todos essas sensações desagradáveis podem ser mais fortes na vida de pessoas sedentárias. Sim, fazer exercícios físicos pode contribuir para a diminuição dos efeitos negativos à saúde.

A principal reclamação de quem fica em pé por muitas horas é o inchaço localizado nas panturrilhas, tornozelos e pés. Essa alteração é causada pela dificuldade do sistema circulatório em desempenhar a sua função. O sangue não circula pelas veias de maneira adequada, deixando as pernas mais grossas e doloridas.

Se você não tem como mudar de emprego ou desempenhar outra função, pode investir em novas técnicas para melhorar o funcionamento do sistema circulatório, proteger as articulações e manter uma postura adequada. 

ficar muito tempo em pé faz mal

O salto alto pode contribuir para o aumento das dores nas pernas. Foto: iStock, Getty Images

Viva melhor e sem dores

A seguir, veja como melhorar a sua qualidade de vida com apenas alguns truques.

Aposte na ginástica laboral

Dê pequenas pausas durante a jornada de trabalho. Faça movimentos de alongamento para relaxar a musculatura e evitar dores ao final do dia. Converse com o seu chefe para incluir esses intervalos na rotina de todos os funcionários. Afinal, a melhora da qualidade de vida é capaz de reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças.

Preste atenção no peso

Jamais mantenha uma das pernas responsável pelo peso total do corpo por longos períodos. Mantenha o equilíbrio para que nenhuma das articulações seja prejudicada. Se possível, apoie-se em uma parede, cadeira ou bancada. Outra dica é descansar um dos membros inferiores sobre um apoio alto.

Escolha bons sapatos

Invista em calçados confortáveis e baixinhos. O uso de salto alto pode aumentar o inchaço e as dores nas costas. Procure por sapatos com palmilhas anatômicas e solados amortecedores. Eles são muito macios e não trazem malefícios para a saúde.

Alivie as dores

Teve um dia cansativo e está com as pernas inchadas? Não pule os treinos de academia. Faça caminhadas, levante pesos e aposte nos alongamentos. Ao chegar em casa, tome banho relaxante, mantenha os pés em balde com água aquecida e estique as suas pernas sobre algum objeto elevado. A sensação de bem-estar é quase instantânea.

E você, já percebeu na prática que ficar muito tempo em pé faz mal? Conte sua experiência para a gente!