Gestante > Gravidez e Filhos

Você sabe quais são os sintomas da gravidez? Confira

Por Redação Fortíssima 01/07/2016

Muitas pessoas não sabem quais são os sintomas da gravidez, embora a gestação é marcada por traços expressivos e que logo anunciam a chegada de uma criança. Seja após uma vertigem, vômitos ou vontade constante de fazer xixi, a mulher em período fértil deve aprender conhecer o seu próprio corpo e identificar os possíveis indícios de uma gestação.

Alguns sintomas clássicos são fáceis de confundir com os apresentados durante a tensão pré-menstrual. É por isso que muitas mulheres levam um susto ao verificar o resultado positivo no exame de gestação.

Veja quais são os sintomas da gravidez

A seguir, confira quais são os traços mais marcantes da gestação em todas as suas fases. Nem todos são perceptíveis desde o início ou são fáceis de identificar. Por isso, vale uma dose extra de atenção.

  • Atraso menstrual

Esse é o primeiro sintoma a ser levado em conta. Entre em contato com o seu ginecologista e faça exame de gravidez ao identificar mais do que uma semana de atraso.

  • Dor nos seios

O colo é região que mais passa por transformações durante a gravidez. Os seios podem ficar sensíveis, pesados e doloridos. As aréolas ficam levemente escurecidas e as veias mais ressaltadas.

  • Enjoos frequentes

Se o adorado prato de massa significou uma sensação desagradável, desconfie. Algumas mulheres podem apresentar enjoos logo após a segunda semana de gravidez.

  • Xixi constante

O crescimento do útero é responsável pela compressão da bexiga. É por isso que a grávida sente que está com desejo constante de ir ao banheiro.

  • Cansaço e sonolência

A presença de diversos hormônios no organismo pode representar o faça exame de gravidez durante o primeiro trimestre da gravidez.

  • Inchaço abdominal

A barriguinha está crescendo e você está com atraso menstrual? Essa mudança pode representar o aumento do tamanho do útero causado pela gravidez.

  • Muitos gases

Os hormônios da gravidez podem influenciar no trabalho do sistema digestivo. A mulher grávida apresenta dificuldade para liberar as suas fezes e muita vontade de soltar gases.

  • Humor instável

Imagine a sua pior TPM. É assim que você pode ficar durante a gravidez. A sensibilidade da mulher é transformada e qualquer situação é considerada motivo para chorar.

  • Muitas secreções

Espere por corrimentos vaginais, produção excessiva de lágrimas e constante suor. O aumento da saliva é outro sintoma muito relatado por grávidas.

Quais são os sintomas da gravidez

O exame de gravidez é indicado para quem está desconfiada e apresenta atraso menstrual. Foto: iStock, Getty Images

Quando desconfiar?

Se você teve relação sem camisinha, está com a menstruação atrasada e apresenta mais de três sintomas, entre em contato com o seu ginecologista. Diversos hábitos e medicamentos devem ser modificados na rotina da mulher grávida. O anticoncepcional é um deles. Ele é extremamente perigoso para a saúde da criança e deve ser descontinuado rapidamente.

A mulher que apresenta alguns dos sintomas descritos, mas está com o ciclo menstrual regular, também deve conversar com médico. Esses traços podem representar alguma doença que está afetando o funcionamento do organismo. Não deixe de investigar e de investir no uso dos medicamentos indicados pelo especialista.

E aí, identificou quais são os sintomas da gravidez? Deixe o seu comentário!