Bem-Estar > Dia a Dia

Aprenda como fazer massagem nas mãos e relaxar

Por Redação Fortíssima 03/07/2016

Acredite, saber como fazer massagem nas mãos pode ser uma grande vantagem para a sua saúde física e mental. Ali estão localizados pontos de acupressão e reflexologia, associados a diferentes órgãos e partes do corpo.

A boa notícia é que massagear a área é tarefa simples. De quebra, você melhora os movimentos dos dedos e do pulso, estimula a circulação sanguínea e reduz os nódulos com maior irritabilidade presentes nos músculos da região. Para quem sofre de artrite, doença que pode limitar as atividades diárias, a prática ajuda a reduzir a dor. E a lista de vantagens não para por aí.

Principais benefícios da massagem nas mãos

Massagear as mãos não é benéfico apenas para quem sofre de artrite. Pessoas que trabalham diretamente com essa parte do corpo e executam movimentos muito repetitivos, até mesmo de digitação no computador, podem perceber melhoras na saúde a partir da técnica.  A principal delas é a sensação de relaxamento e alívio na dor.

Além disso, ao trabalhar pontos de tensão específicos, a massagem também atua sobre as emoções e pode, inclusive, trazer uma sensação de paz. Massagear o dedo polegar, por exemplo, ajuda a diminuir a sensação de ansiedade e as preocupações.

Já o dedo indicador harmoniza a circulação dos fluidos corpóreos, atenuando também os anseios. Diminuir as tensões no dedo anelar e no dedo médio auxilia no controle da raiva, da irritabilidade e da sensação de medo.

Enquanto isso, a massagem no dedo mínimo pode ajudar a reduzir o nervosismo. Quando direcionados ao centro das mãos, os movimentos também proporcionam sensação de paz e tranquilidade. De forma geral, a massagem nas mãos ainda melhora a mobilidade

Isso porque ajuda a soltar os músculos apertados, reduzir o tecido cicatricial e as aderências que causam diminuição da mobilidade do dedo e do punho. Assim, facilita a amplitude de movimentos e a flexibilidade.

Como fazer massagem nas mãos: passo a passo

Diante dos benefícios mencionados, fica claro que a massagem nas mãos pode ser uma excelente aliada nos momentos de tensão, estresse ou cansaço. Confira as etapas de como desenvolver a técnica:

  1. Aplique um pouco de creme na palma de uma das mãos e comece a massagear uma na outra através de movimentos circulares
  2. Massageie cada uma das mãos da base até a extremidade dos dedos, puxando lentamente. Repita os movimentos em cada dedo
  3. Com uma mão fechada, deslize sobre a palma da outra mão a partir dos dedos em direção ao punho. Repita com a outra
  4. Agora, com ambas as mãos, entrelace os dedos e faça uma pressão, forçando eles para cima. Repita três vezes
  5. Faça uma massagem entre os tendões. Comece pelos punhos e depois deslize o polegar pelos sulcos entre cada tendão.  
  6. Massageie as costas das mãos por cima e por baixo com a ajuda do polegar e o dedo indicador, através de movimentos circulares.
  7. Finalize o relaxamento juntando as mãos e esfregando uma na outra.

E aí, aprendeu como fazer massagem nas mãos? Compartilhe o artigo!