Dica do Nutricionista

Chás calmantes: as melhores opções para cada situação

Por Redação Fortíssima 03/07/2016

Nem sempre é fácil desligar os pensamentos e relaxar. Para se ver livre de todos os problemas que afetam a sua tranquilidade e conseguir dormir sem preocupações, a dica é investir em atividades que aliviem o estresse e tomar chás calmantes.

Preparados com ingredientes naturais, eles são indicados para quem não deseja investir em medicamentos para controlar os terríveis efeitos da ansiedade e do estresse. Crianças que estão em fase escolar e adolescentes que precisam enfrentar as transformações da vida adulta também podem aproveitar as vantagens dessas bebidas.

Chás calmantes: quando tomar?

Você deve consumir apenas 300 ml, nada mais do que isso. Os chás calmantes podem ser tomados antes de alguma prova difícil, entrevista de emprego ou de ir para a cama. A bebida é perfeita para qualquer ocasião que deixa você preocupada e ansiosa. Os seus ativos trabalham para que o sistema nervoso fique normalizado e equilibrado.

Opte pelos chás calmantes preparados com as ervas desidratadas e conservadas em saquinhos. As versões comercializadas a granel podem perder as suas propriedades e mofar rapidamente. Evite mesclar os ingredientes para que nenhum composto químico seja atenuado por outro. Lembre-se ainda de verificar a validade.

Quem apresenta traços graves de ansiedade e tem dificuldade para controlar os seus nervos deve entrar em contato com psiquiatra ou psicólogo. Os chás calmantes podem ajudar, mas não curam. Converse com o profissional escolhido, explique todos os sintomas e aposte no método recomendado.

Chás calmantes

Apenas 300 ml de chás calmantes podem ser consumidos diariamente. Foto: iStock, Getty Images

Veja 5 opções de chás calmantes

Os chás calmantes mais comuns – e que contam com aquele sabor especial são o de erva-cidreira, melissa, camomila, maracujá e passiflora. Fáceis de encontrar e com preparo simples, eles são uma ajuda extra para você manter a calma.

Mode de preparo

Esquente 300 ml de água em uma chaleira até que comece a ferver. Acrescente o saquinho de chá ou as ervas desidratadas. Uma colher é mais do que o suficiente para o preparo da bebida. Tampe e deixe repousar por aproximadamente cinco minutos. Assim que estiver pronto, coe ou retire o saco. Beba o líquido ainda quente.

Se quiser, esquente uma quantidade maior de água e adicione a porção de chá adequada para o preparo. Essa bebida deve ser conservada em uma garrafa térmica ou na geladeira. Esquente e beba ao sentir que está precisando de uma pausa para relaxar.

E a água de melissa?

Esse remédio natural é preparado com os ativos da planta. A água de melissa é medicamento fitoterápico que auxilia na melhora dos gases intestinais, crises de cólicas estomacais e aliviar os efeitos da ansiedade. Ele pode ser adicionado na rotina de crianças acima de dois anos que apresentam dores e dificuldade para dormir.

As doses utilizadas devem ser recomendadas por um médico. A água de melissa é preparada com uma pequena quantidade de álcool e não pode ser utilizada por quem irá dirigir ou fazer alguma atividade escolar. Suspenda o uso ao verificar manchas sobre a pele ou muita tosse.

E aí, qual dos chás calmantes é o seu preferido? Conte para a gente!