Dieta > Nutrição > Slider Home

Invista em alimentos saudáveis para o inverno

Por Redação Fortíssima 03/07/2016

Vamos combinar, as temperaturas baixas acabam com a vontade de comer uma saladinha ou fruta. Se você é apaixonado por massas e risotos, sabe que essas opções combinam com as estações geladas, mas podem engordar. Os alimentos saudáveis para o inverno, ao contrário das receitas ricas em carboidratos, trazem benefícios à saúde e devem ser opção.

Algumas frutas, condimentos, bebidas e fontes de carboidratos trazem vantagens para o corpo. Grande parte deles levam vitaminas, minerais e antioxidantes que contribuem para a melhora da imunidade e proteção do organismo contra doenças. 

Conheça 6 alimentos saudáveis para o inverno

A seguir, confira uma lista de seis alimentos saudáveis para o inverno que devem estar em seu cardápio nos dias mais frios.

Sopa ou creme

Quem não gosta? A cara do inverno, essa opção leva legumes, fontes de proteína e verduras. Para deixá-la ainda mais saudável, invista apenas em uma fonte de carboidrato: escolha entre batatas, massa ou arroz. Lembre-se também de controlar a quantidade de gordura e sódio utilizado – nada de exagerar no queijo ralado.

Vinho tinto

Não é bem um alimento, mas também é adorado durante o inverno. O vinho tinto seco contém altas doses de antioxidantes que protegem o organismo de diversas doenças. O ideal é beber uma taça de 120 ml por dia. Você pode optar também pelo suco de uva, bebida que não tem teor alcoólico.

Morango

É uma das opções da estação. É nessa fase que os morangos estão mais bonitos, vermelhos e livres de marquinhas. Prepare sucos, batidas ou sobremesas diet. Essa fruta leva altas doses de vitamina C, composto orgânico capaz de aumentar a imunidade e proteger o corpo de doenças virais e infecciosas.

Canela

Acelera o metabolismo, protege o organismo de enfermidades e melhora o funcionamento do sistema digestivo. A canela pode ser incluída no preparo de bolos integrais, mingaus e bebidas quentes. Também vai bem em panquecas fitness, batidas e chás.

Gengibre

Quase todo mundo já ouviu falar das propriedades dessa raiz. Ela trabalha contra os radicais livres e fortalece o corpo contra gripes. Adicione pequenas lascas no preparo de seu suco detox, chá ou qualquer outra bebida. Uma colher de café da versão em pó é o ideal.

Pinhão

É um dos alimentos preferidos no sul no Brasil. O pinhão é fonte de minerais, vitaminas e gorduras insaturadas que trazem diversos benefícios à saúde. Aproximadamente 100 gramas por dias são liberadas e não prejudicam a dieta.

Alimentos saudáveis para o inverno

O pinhão pode ser consumido puro ou preparado em forma de purê. Foto: iStock, Getty Images

Segredos da alimentação do inverno

É difícil resistir. São muitas tentações durante essa estação do ano. Para não engordar e se arrepender durante a primavera, você deve equilibrar as refeições. Nada de exagerar nos carboidratos e dar beliscadas antes dos pratos principais. O segredo está na escolha de bons alimentos para a criação de comidas saudáveis.

Invista em um café da manhã reforçado com alguma fruta e proteína. Vale picar frutas e misturar com iogurte grego. O almoço pede filé de carne magra, saladas e fonte de carboidrato integral. Para os lanches da tarde, barrinhas de proteína ou um sanduíche com frango desfiado. Por fim, saboreie um creme feito com legumes no jantar.

E você, costuma consumir alimentos saudáveis para o inverno? Conte para a gente os seus truques!