Nutrição > Receitas > Slider Home

Saiba como fazer tapioca doce e salgada

Por Redação Fortíssima 03/07/2016

A tapioca é uma comida típica brasileira, bastante popular nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O alimento tem se popularizado e hoje em dia é presença constante na mesa de quem busca uma vida mais saudável. Mas e você, sabe como fazer tapioca? Nós ensinamos.

Benefícios da tapioca

A tapioca tem origem no polvilho doce, extraído da mandioca. Ao entrar em contato com a água, o polvilho acaba virando uma pasta, que quando aquecida gera a massa que você conhece. Nos mercados é possível comprar a pasta pronta, o que facilita no processo de como fazer tapioca. Em casa, basta esquentar e montar essa delícia na frigideira.

Um dos principais benefícios do alimento é que ele não possui glúten, ao contrário da maioria dos pães. Isso torna a tapioca um dos principais alimentos na dieta de celíacos, que não podem consumir trigo, aveia e cevada, por exemplo.

Quem frequenta academias ou se exercita com frequência também vai encontrar na tapioca uma grande aliada. Ela repõe as energias gastas no treino e é recomendado que seja consumida após as atividades físicas.

Mas a tapioca não deve ser consumida de forma descontrolada. Ela possui altos índices glicêmicos, o que não a torna ideal para diabéticos e obesos. O alimento pode causar problemas cardiovasculares e engordar, caso não seja consumido adequadamente.

Por conter poucas fibras, o indicado é adicionar à massa linhaça, chia e gergelim, por exemplo. Já no recheio, o queijo branco, o frango desfiado e ovos são os mais indicados. Tudo para ter uma refeição leve e saborosa.

Como fazer tapioca

Tapioca é aliada de quem pratica atividades físicas. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como fazer tapioca

O mais interessante não é como fazer tapioca, mas como fazer o seu recheio. As possibilidade são muitas. Se você está sem criatividade, anote aí duas receitas saudáveis e saborosas ao mesmo tempo.

 

Tapioca doce de geleia

Ingredientes

1 colher de geleia diet (sabor a sua escolha)

2 pequenas fatias de queijo branco

Modo de preparo

Após colocar a massa de tapioca na frigideira e deixar que ela dê uma leve dourada, deixe-a aberta em um formato de círculo e coloque a geleia e as fatias de queijo. Dobre a tapioca, como se a fechasse. Você também pode completar o lanche com pedaços de fruta ou mesmo mel.

Tapioca salgada de frango

Ingredientes

Sal a gosto

½ cebola picada

300 g de peito de frango

2 tomates picados

3 dentes de alho já esmagados

Modo de preparo

Deixe o frango cozinhando em uma panela. Quando ele estiver pronto, tire-o da água e, com a ajuda de um garfo, desfie. Agora o tempere com o sal, cebola, alho e tomate. Com o recheio pronto, prepare a massa da tapioca.

Com a massa aberta em formato de círculo na frigideira, você deve rechear metade com o frango. Feche a tapioca com a metade sem recheio. Está pronto. Agora você já sabe como fazer tapioca. É bastante simples e rende uma ótima refeição.

E aí, gostou das receitas? Aprendeu como fazer tapioca? Conte para a gente!