Bem-Estar > Qualidade de vida

A acupuntura como caminho para dentro

Por Flavia Macedo Parente 05/07/2016

Só existe um caminho verdadeiro para o equilíbrio emocional: o caminho para dentro. Só buscando nossas verdades, medos e forças que podemos realmente superar obstáculos, alcançar objetivos, transformar hábitos nocivos à felicidade.

O que vai mudar de uma pessoa para outra é qual instrumento usar para este caminho ou viagem para dentro – e existem muitos: vários tipos de terapias psicológicas, meditações, religiões, exercícios físicos, física quântica, Jin Shin Jyutsu, metafísica, artes marciais e acupuntura. Algumas vezes, precisamos de várias técnicas juntas.

Medicina chinesa e equilíbrio emocional

A medicina chinesa, por exemplo, é uma aliada importantíssima nesse caminho. Nela utilizamos o termo Shen para indicar os aspectos mental, emocional e espiritual do ser humano. O estado do Shen é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, das nossas relações interpessoais, nossas tomadas de decisões. Enfim, a forma como levamos a vida.

Sendo assim, o que nós ocidentais chamamos de equilíbrio emocional, a medicina chinesa entende como Shen. O aspecto emocional, em si, inclui todas as emoções dos cinco elementos: alegria, pensamento, compaixão, preservação, reatividade. Cada uma delas pode ser encontrada de forma exacerbada ou deficiente.

A alegria que entendemos como alegria de viver, dentro do elemento fogo, pode ser uma euforia ou ausência de viço de vida. No elemento metal temos a compaixão, em que facilmente encontramos a tristeza como emoção mais comum.

Já a preservação é a emoção ou estado do elemento água e seu excesso seria o medo e sua deficiência a falta de prudência e cuidado. A reatividade é a emoção ligada ao elemento madeira e tem seu excesso representado pela raiva e frustração e sua falta na inércia e inatividade.

Acupuntura

A acupuntura pode ajudar você a encontrar o equilíbrio interno. Foto: iStock, Getty Images

O papel da acupuntura

Os caminhos da acupuntura entre os cinco elementos conseguem equilibrar tais emoções, uma apoiando e impulsionando a outra. Quando um determinado elemento está em falta ou em excesso, os pontos de acupuntura são utilizados para realizar o equilíbrio.

O aspecto mental consiste em consciência clara, memória e pensamentos bons e um sono saudável. O bom funcionamento deste aspecto, porém, depende do estado do coração (órgão energético). Ou seja, se temos um coração forte, temos uma mente enraizada e feliz, o que significa ter pensamentos claros e rápidos, boas ideias e um sono tranquilo e reparador.

Este estado, porém, depende da união de dois fatores: o estado do coração e a qualidade do sangue, que faz referência à qualidade da sua alimentação, mas também à capacidade de absorção e boa distribuição dos nutrientes.

A capacidade que a acupuntura tem na liberação do estresse e circulação energética melhora o estado geral do organismo e, consequentemente, o estado do coração e da mente.

O aspecto espiritual do Shen é representado principalmente pela alma etérea e a alma corpórea. A primeira é a que, teoricamente, após a morte sobrevive ao corpo para fluir de volta ao mudo de energias sutis. Em vida, influencia a capacidade de planejamento e sentido de direção da vida.

A falta de rumo e a confusão mental poderiam ser comparadas à alma que vaga sozinha no espaço e no tempo. É no elemento madeira que se enraíza a alma etérea. Já a segunda é a parte mais física e material da alma do ser humano, que está muito relacionada à sua energia vital e relaciona-se aos sentimentos e sensações.

Está vinculada a respiração e é afetada pela tristeza e o lamento. É através do elemento metal que a acupuntura consegue atuar na alma corpórea, auxiliando no seu enraizamento e consequente firmeza de nossas sensações.

No relato de pessoas que passaram a receber sessões de acupuntura regularmente, é comum a percepção da mudança em vários aspectos de suas vidas. Quando seu corpo funciona de forma equilibrada, seu olhar sobre a vida é mais equilibrado e, consequentemente, tudo fica mais fácil de ser administrado.

O trabalho interno (ou o caminho para dentro, como disse no início do texto) não impede que passemos por situações difíceis ou que sentimos tais passagens, mas muda, e muito, a forma como as administramos. Procure seu caminho, a acupuntura pode ser um deles.

E aí, o que achou do artigo? Conte para a gente, deixe a sua opinião!