Bem-Estar > Qualidade de vida

Como manter uma rotina e aproveitar os benefícios

Por Redação Fortíssima 05/07/2016

Saber como manter uma rotina pode ser a chave para ter um dia produtivo e mais qualidade de vida. Afinal, deixar tudo em ordem e utilizar melhor o seu tempo ajuda na organização e resulta em algumas horas a mais para aproveitar o que realmente importa.

Benefícios da rotina na infância

Para as crianças, estabelecer rotinas é fundamental, pois passa segurança e até um certo controle. Horários preestabelecidos para acordar, comer, brincar, realizar tarefas e dormir também evitam a ansiedade.

A rotina também permite que os pequenos tenham de controlar as suas atividades, aproveitando o máximo possível o seu tempo. Nesse aspecto, a organização é estimulada, não permitindo a perda de tempo. Tudo isso certamente vai ajudar mais tarde, na vida adulta.

Como manter uma rotina

Aprender como manter uma rotina pode não ser tarefa fácil. Foto: iStock, Getty Images

Como manter uma rotina na vida adulta

Quando se é adulto, no entanto, não é menos importante manter uma rotina. O hábito pode tornar o dia menos desgastante e mais produtivo. O primeiro passo é aprender a estabelecer horários e acostumar o seu relógio biológico a eles. 

Se você vai dormir e acorda sempre no mesmo horário, com o tempo o seu organismo vai ter sono sempre nesse período. Manter essa rotina facilitará tanto o trabalho de pegar no sono quanto o de acordar.

De acordo com uma pesquisa do Instituto do Sono e da Universidade Federal de São Paulo (USP), dormir sempre no mesmo horário é um fator que faz as pessoas viverem mais. Quem não possui essa rotina costuma contar com um metabolismo inconstante e taxas mais altas de colesterol.

O mesmo vale para o café da manhã, almoço, lanches e a janta. Estabelecer horário para as alimentações afasta a gula e diminui as chances de uma compulsão alimentar, por exemplo. Ou seja, vale a pena apostar em um dia a dia um pouco mais regrado. 

Porém, nem apenas de trabalho vive uma pessoa e qualquer coisa em excesso faz mal. Então, o bom senso deve prevalecer e a rotina pode sofrer alterações. No caso das crianças, é importante que elas entendam o motivo dessa mudança.

Às vezes faz bem realizar atividades diferentes, tentar algo novo e se desafiar. É uma chance de trazer mais diversão e cor para o seu dia, sem fazer da rotina algo chato e desmotivador.  Aproveite então para sair, conhecer pessoas novas, frequentar ambientes diferentes.

E aí, o que achou do artigo sobre como manter uma rotina? Deixe o seu comentário!