Dieta > Nutrição

Conheça 4 grãos que ajudam a emagrecer

Por Redação Fortíssima 05/07/2016

Os grãos que ajudam a emagrecer são fontes de fibras que auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo e acabam com aquela sensação de inchaço característica da prisão de ventre. Esses cereais podem ser utilizados no preparo de diversas receitas que contribuem para a perda de peso e eliminam os riscos do efeito sanfona.

Com tantas opções disponíveis e indicadas pelas musas fitness do Instagram, quem está em busca do cereal ideal deve conversar com uma nutricionista. As quantidades consumidas devem ser calculadas para que os resultados não sejam negativos para o shape.

Veja 5 benefícios dos grãos

A seguir, confira uma de vantagens dos grãos que ajudam a emagrecer:

  • Deixam os níveis de insulina baixos e promovem baixa armazenação de gorduras no organismo. São ideais para quem deseja emagrecer
  • Diminuem os riscos de câncer de estômago, cólon, útero e outros, tudo por conta de suas fibras
  • Previnem o desenvolvimento da diabetes tipo 2, que tem como principais sintomas infecções frequentes, muita sede, dificuldade para enxergar e formigamento nos pés
Grãos que ajudam a emagrecer

A chia se transforma em gel que contribui para a sensação de saciedade. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 4 grãos que ajudam a emagrecer

Eles são aliados do corpo malhado e trazem ótimas vantagens para a saúde. Confira quais são os quatro grãos que ajudam a emagrecer e devem estar no seu cardápio diário.

Amaranto

É fonte de carboidratos e contém altas doses de proteína. Garante sensação de saciedade e elimina o perigoso desejo de beliscar alimentos entre cada uma das refeições. A sua farinha é livre de glúten e pode ser utilizada no preparo de bolos, pães, massas e outras receitas. Uma colher de sopa é o ideal.

Chia

Consegue absorver grandes quantidades de água. A sua capa protetora é composta por substâncias que criam gel durante a digestão e contribuem para a saciedade prolongada. Uma colher de sopa é a quantidade máxima recomendada por dia. A chia pode ser adicionada no preparo de sucos, iogurtes, bolos e pães.

Linhaça

Contribui para a menor absorção das calorias dos alimentos consumidos diariamente. A linhaça dificulta o contato das moléculas de gorduras e carboidratos com a parede do intestino. A farinha é a melhor opção para garantir os benefícios. Vale adicionar uma colher de sopa na salada de frutas, suco ou batida com leite.

Painço

Contém altas doses de fibras que evitam a constipação. O grão de painço pode ser fervido com água e consumido como um arroz. Também dá para triturar e utilizar a farinha no preparo de pães funcionais. Duas colheres de sopa são mais do que adequadas para o equilíbrio do sistema digestivo. Não exagere, já que o excesso pode causar diarreia.

E você, quais grãos para emagrecer costuma consumir? Conte para a gente!