Cirurgia Plástica > Saúde

Tudo sobre a cirurgia plástica em nariz

Por Redação Fortíssima 06/07/2016

A cirurgia plástica em nariz é uma das mais pedidas em consultórios especializados em transformações. Essa correção, também chamada de rinoplastia, é responsável pela harmonização de todos os traços do rosto e traz bons resultados para a qualidade de vida de quem apresenta o desconfortável desvio de septo.

A rinoplastia é indicada para quem não gosta da proporção do nariz, deseja arrebitar a ponta, afinar a parte superior ou se ver livre das saliências dos ossos. Todas as mudanças devem ser analisadas pelo cirurgião plástico, para que os resultados sejam naturais e não transformem os seus principais traços.

Cuidados iniciais da cirurgia plástica em nariz

O primeiro passo para o sucesso da transformação é a escolha de um médico de confiança. O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e ter boa reputação entre as suas pacientes. Pesquise o nome do especialista na internet para procurar possíveis reclamações e defeitos em seus procedimentos.

Após a seleção do médico, você deve comparecer em consulta para a análise de todos os detalhes da cirurgia plástica em nariz. A simulação computadorizada é maneira de identificar todas as mudanças necessárias e seus efeitos para a transformação da face. Esse recurso é encontrado na maioria das clínicas de especialistas.

A cirurgia plástica em nariz pode ser feita em jovens a partir dos 16 anos que não apresentam doenças ou condições que podem trazer riscos. Diversos exames serão pedidos para verificar a situação de sua saúde e encontrar possíveis limitações. Fique de olho: alguns médicos podem se recusar a fazer o procedimento se considerarem desnecessário.

Cirurgia plástica em nariz

A rinoplastia pode melhorar os sintomas do famoso desvio de septo. Foto: iStock, Getty Images

Detalhes da cirurgia plástica em nariz

O procedimento dura cerca de duas horas e costuma ser feito com anestesia local. Um remédio para dormir é administrado para que o paciente não prejudique o desenvolvimento da cirurgia. A liberação é dada algumas horas após a operação. Podem ficar roxos ou marcas que costumam desaparecer naturalmente.

A técnica utilizada na cirurgia plástica em nariz depende dos resultados esperados. Alguns métodos removem a cartilagem e lixam os ossos, enquanto outros misturam a adição de enxertos para o reforço. As duas opções são poucos invasivas e não causam dores extremas.

Os principais sintomas pós-cirúrgicos são edemas, dificuldade para respirar, hematomas e sangramentos suaves. O repouso absoluto é o principal cuidado a ser tomado pelo paciente. A limpeza nasal é normalmente recomendada para aliviar os desconfortos e a dificuldade para respirar.

O uso de óculos é totalmente proibido e você deve evitar dormir de bruços por até um mês. As atividades físicas leves são liberadas após duas semanas. O resultado final da cirurgia plástica em nariz é apenas visto após um ano do procedimento.

O edema na região costuma desaparecer em 90 dias, enquanto os hematomas podem durar por duas semanas. Se você não gostar do visual após o período de espera, converse com o médico e aposte em um retoque.

E aí, está pensando em fazer uma cirurgia plástica em nariz? Deixe o seu comentário!