Bem-Estar > Qualidade de vida

Entenda como o estresse afeta a sua saúde

Por Redação Fortíssima 08/07/2016

Você já parou para pensar sobre o que é estresse? Em um mundo cada vez mais acelerado, essa palavrinha aparece com frequência e vem associada a uma série de doenças. Cientificamente, o quadro vai muito além de um momento de tensão ou cansaço. Trata-se de uma reação do organismo que desequilibra o sistema biológico.

Ana Flávia Parenti, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), explica que as situações que geram ansiedade e aflição na rotina são chamadas de agentes estressores. Quando a pessoa se expõe a eles diariamente (seja através do trânsito, cobranças na família ou metas no trabalho), pode se instalar um quadro de estresse.

Sintomas e complicações do estresse

O fato é que cada organismo tem suas particularidades, por isso nem todas as pessoas reagem da mesma forma diante de agentes estressores. Mas um quadro de estresse generalizado pode ser identificado por meio de alguns sintomas direta ou indiretamente associados a ele.

Ana explica que os sintomas físicos variam, mas entre os mais comuns estão dores pelo corpo (dor de cabeça, estômago ou muscular), alterações de apetite (falta ou excesso) e, consequentemente, alterações de peso, problemas no sono (insônia ou sonolência), desmaios e queda de cabelo.

Em determinados casos, podem ocorrer ainda alterações no ritmo cardíaco, sudorese intensa, problemas de memória (dificuldade temporária em memorizar fatos ou recordar informações importantes) e irritabilidade. Tais manifestações representam como o estresse leva o organismo aos limites do suportável, desregulando seu funcionamento.

Quando o corpo está em desequilíbrio, as consequências podem ser refletidas fisicamente. Há casos em que a pele fica muito mais sensível e reativa, desencadeando lesões de acne. As unhas também podem ficar mais quebradiças. Ambos os sintomas, físicos e emocionais, afetam a qualidade de vida.

Estresse

Estresse leva o organismo aos limites do suportável. Foto: iStock, Getty Images

Estresse tem tratamento?

O estresse pode ser passageiro e encerrado após a situação estressora, mas também se estender por meses e anos. Nestes casos, os sintomas recorrentes geralmente levam ao desenvolvimento de algum tipo de doença, que tende a se tornar crônica e afetar a saúde permanentemente.

Por isso, ao perceber que o estresse está tomando conta de sua vida e afetando sua saúde, é válido buscar auxílio. Você pode consultar um psicólogo e um psiquiatra, caso seja identificada a necessidade de medicação para atenuar os sintomas. O mais importante, porém, é reajustar o ritmo e o equilíbrio da vida.

Certifique-se de incluir na rotina momentos de relaxamento e lazer. Reserve um ou dois dias de folga na semana para conviver com quem você ama, para passear, comer com calma, assistir filmes, ler, meditar, praticar esportes, dar risadas, cantar ou dançar. Em outras palavras, não abra mão de fazer aquilo que gosta.

Outro ponto importante é diminuir as cobranças internas. Exigir demais da sua mente e do seu organismo é o que compromete a saúde. Não menospreze qualquer tipo de sintoma de estresse: ele é um sinal de que algo não está bem. Buscar tratamento é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida.

E você, já passou por um quadro de estresse? Deixe o seu comentário!