Exercícios > Fitness

Descubra 6 alimentos que auxiliam no ganho de massa muscular

Por Redação Fortíssima 09/07/2016

É fato, não dá para fugir do clássico frango com batata-doce. O desenvolvimento de massa muscular é potencializado por meio do consumo de alimentos saudáveis e naturais. Basta fechar a boca para os industrializados e investir em refeições completas.

Afinal, não dá para descuidar do corpo nem mesmo durante o inverno. As estações mais frias do ano são ideais para a prática de atividades mais pesadas. Esse é o momento perfeito para mudar o treino de musculação ou colocar o plano de correr em prática.

Massa muscular

A alimentação correta é um dos pilares da conquista de massa muscular. Foto: iStock, Getty Images

Massa muscular e a alimentação

Para a nutricionista esportiva Geórgia Bachi, as proteínas, gorduras e carboidratos são essenciais na rotina de quem treina. Além dessas opções, o praticante de exercícios deve ingerir fibras, vitaminas e minerais encontrados em vegetais, legumes ou frutas.

Basicamente, o segredo do corpo malhado está na escolha de refeições naturais e equilibradas. Quem é apaixonada por treinos deve evitar o consumo de produtos preparados com altas quantidades de sódio, substâncias químicas ou açúcares.

Os doces que controlam as crises de TPM, por exemplo, devem ser substituídos por lanches menos prejudiciais. Opte por frutas, receitas preparadas com whey protein ou versões mais saudáveis do alimento.

A preferência por proteínas na criação de cardápio para o aumento de massa magra está baseada na necessidade natural do próprio organismo. “A ingestão desses itens após exercícios físicos favorece a recuperação e a síntese proteica muscular”, explica a nutricionista. A mesma explicação vale para os carboidratos.

Massa muscularAnote 6 alimentos indispensáveis

Frango: tem baixos níveis de gordura e altas doses de proteína. Prefira os filés de frango grelhados. Vale cortar em lascas e preparar com alguns legumes

Arroz integral: é fonte de carboidratos e fibras que contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo. Diminui as crises de prisão de ventre e desincha a barriga

Frutas variadas: opte pelos alimentos da estação e de preferência orgânicos. Três porções são adequadas para repor os nutrientes perdidos ao longo do dia.

Ovo: ótima fonte de proteína. Pode ser consumido cozido, frito ou em forma de omelete. Também pode fazer parte de diversas outras receitas

Batata-doce: é carboidrato de baixo índice glicêmico que garante maior sensação de saciedade. Pode ser consumido no pré ou pós-treino

Saladas, legumes ou verduras: fonte de fibras e outros vitaminas que contribuem para a manutenção de saúde. Evite cozinhar em água para não perder os nutrientes do alimento.

E o famoso whey protein?

O pó é ideal para nutrir o organismo com uma dose potente de proteínas após a prática de exercícios físicos. Esse suplemento alimentar deve ser recomendado por nutricionistas e escolhido de acordo com as suas necessidades. A quantidade de doses e porções deve ser calculada para não sobrecarregar o organismo.

Para escolher o seu, converse com um nutricionista e tire todas as suas dúvidas. Nenhum suplemento ou medicamento deve ser utilizado sem o auxílio profissional. Fique de olho em sua saúde e não corra riscos.

E você, que truques utiliza para ganhar massa muscular? Conte para a gente!