Bem-Estar > Qualidade de vida

Pilates melhora a coordenação, o equilíbrio e a flexibilidade

Por Redação Fortíssima 09/07/2016

As modalidades inventadas por nossos antepassados ganham cada vez mais espaço na sociedade moderna. O pilates é um bom exemplo disso. A metodologia de exercícios foi criada por Joseph Pilates (1880-1967), um alemão que, diante de suas próprias dificuldades na infância, decidiu criar um método inovador para melhorar a consciência corporal.

Quando pequeno, Pilates sofreu de problemas como raquitismo, asma e febre reumática. Na fase da adolescência, tornou-se autodidata e começou a estudar anatomia, biologia e medicina tradicional chinesa. Todos os conhecimentos foram aplicados na criação do método. Durante a Primeira Guerra Mundial, o conjunto de técnicas serviu para a reabilitação de soldados feridos.

Benefícios do pilates

Desde o princípio, o pilates foi idealizado como um método de reabilitação. Por meio dos exercícios, a ideia é fortificar o corpo de uma forma integrada e individualizada. Simultaneamente, são estimuladas distintas habilidades – desde a força até a capacidade de respiração, que promove o relaxamento.

Ao aliar técnicas que possibilitam a melhora do condicionamento físico à respiração correta, a aula de pilates é também um momento de aliviar tensões. Não é à toa que, mesmo idealizada em um contexto histórico totalmente diferente, a modalidade hoje é aplicada para combater males existentes na sociedade moderna.

Entre as vantagens também é possível citar o desenvolvimento de capacidades motoras e conscientização corporal, além de fortalecer e alongar os músculos e melhorar a mobilidade das articulações. Como os exercícios exigem total concentração, a prática auxilia ainda no desenvolvimento emocional.

De forma geral, o pilates atua na melhora do condicionamento físico do praticante e, simultaneamente, também contribui para o seu bem-estar. Além de fortalecer a musculatura,  os exercícios auxiliam no bom funcionamento das funções do aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor.

Assim, a modalidade também configura uma boa opção para quem sofre de dores crônicas no dia a dia ou simplesmente para quem deseja prevenir problemas de saúde com o passar do tempo. Os exercícios não têm restrição, mas podem ser adaptados de acordo com a idade e as necessidades da pessoa. Ou seja, qualquer um pode praticar.

Pilates

Pilates trabalha o corpo de forma integrada e individualizada. Foto: iStock, Getty Images

Exercícios de pilates

Quando criou sua metodologia, além compor exercícios utilizando apenas o próprio corpo, Pilates se utilizou de alguns aparatos disponíveis na época, como lastros, molas, cintos e camas hospitalares. Eles deram origem a alguns dos aparelhos utilizados hoje nas aulas, como o Reformer, o Trapézio e o Cadillac.

Geralmente, a prática alia variações de exercícios nessas estruturas com movimentos realizados no solo. Para incrementar, também podem ser utilizadas bolas e elásticos. Isso torna a aula sempre mais dinâmica e variada, de forma que é muito mais difícil ficar enjoado da modalidade, já que ela impõe sempre novos desafios.

A precisão, o controle, a fluidez e a concentração são habilidades que podem ser desenvolvidas por qualquer praticante. Pessoas idosas também têm a possibilidade de aderir às aulas, que sempre devem ser adaptadas às necessidades individuais.

Para usufruir de todas as vantagens, é importante contar com um profissional especializado para orientar e acompanhar os exercícios. Assim, você certamente perceberá uma evolução proporcionada pelo pilates.

E aí, o que achou do artigo? Já pensou em aderir a prática? Conte para a gente!