Bem-Estar > Slider Home > Zen

Acupuntura é boa pedida para relaxar o corpo

Por Redação Fortíssima 12/07/2016

Ela é inspirada nas técnicas médicas orientais e assegura o ajuste dos canais energéticos presentes no corpo. Inclusive, a acupuntura é o método reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como uma especialidade que estimula os pontos nervosos e garante a melhora dos sintomas de doenças neurológicas, reumatológicas e até mesmo psiquiátricas.

A técnica existe há mais quatro mil anos e hoje é utilizada para o diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de alguns doenças. Ela é baseada na inserção de agulhas finas sob a pele. Os pontos escolhidos contam com terminações nervosas que liberam estímulos para a produção de substâncias que promovem o relaxamento do corpo e melhora da qualidade de vida.

Tudo sobre a acupuntura

Qualquer pessoa pode investir na acupuntura, seja para relaxar ou impulsionar os efeitos de outros tratamentos. A técnica busca assegurar a recuperação e o fortalecimento do organismo que pode estar sendo diretamente afetado por enfermidades. É um método completamente natural. Ou seja, não utiliza medicamentos.

De acordo com o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), a técnica não é apenas baseada na inserção de agulhas. O profissional habilitado deve conhecer as características do paciente, conversar sobre as suas limitações e fazer um exame físico. O indivíduo pode iniciar o método após a finalização desse processo.

O paciente irá receber o prognóstico completo do seu tratamento. O número de sessões, o tempo para cada uma delas e possíveis indicações para especialistas são algumas das informações que podem ser dadas pelo profissional. Tire todas as suas dúvidas para não ter medo de iniciar o processo.

A inserção é indolor. Esses pequenos materiais são extremamente finos e quase  imperceptíveis. Você irá apenas sentir o toque do acupunturista que está executando os estímulos. Após a colocação, as agulhas devem ficar no corpo por 20 minutos. Esse é o tempo adequado para que o organismo aja sobre as lesões.

Acupuntura

A acupuntura é técnica que deve ser executada por médicos especializados. Foto: iStock, Getty Images

Quem não pode?

As contraindicações ficam para as grávidas – alguns pontos não devem ser estimulados pelas agulhas e trazem riscos para o bebê. Indivíduos que apresentam distúrbios de coagulação também devem ficar de olho. A acupuntura pode prejudicar o seu estado. É indispensável conversar com o acupunturista para identificar se o método é adequado para o caso.

Esse método ainda pode trazer riscos quando não executado por profissionais habilitados. Apenas médicos, cirurgiões dentistas e veterinários podem administrar esse tratamento. Jamais confie em profissionais que não são formados nessas especialidades.

Além desse cuidado, fique de olho: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que todos os materiais utilizados sejam descartáveis. Vale lembar ainda que a acupuntura traz benefícios e relaxamento, mas não pode ser utilizada para o tratamento de doenças.

Essa técnica deve ser combinada ao método escolhido pelo médico que está cuidando da enfermidade. Nunca abandone as terapias antes do solicitado. Faça todos os exames para certificar-se de que os recursos estão trazendo efeitos positivos.

E aí, o que achou do artigo? Já utilizou a técnica da acupuntura? Deixe o seu comentário!