Bem-Estar > Motivação > Slider Home

Resiliência: a característica psicológica do sucesso

Por Redação Fortíssima 12/07/2016

Você já ouviu falar em resiliência? É a capacidade do ser humano de dar a volta por cima. Isto é, superar os problemas e ainda enxergar oportunidades de aprendizado com a experiência. Pode não ser fácil, mas é uma qualidade que pode fazer toda a diferença.

Resilência

Pessoas resilientes tendem a ter uma qualidade de vida melhor. Foto: iStock, Getty Images

A resiliência

A resiliência é uma característica psicológica que determina como a pessoa vai reagir a determinadas situações. Pessoas resilientes conseguem superar os obstáculos, lidar com os problemas e manter a calma em momentos de estresse ou tensão.

As perdas, crises, mudanças, desafios e traumas são algumas das condições com as quais pessoas resilientes sabem reagir. A pessoa enfrenta essas situações, acaba tirando algo positivo disso tudo e saindo mais forte no final.

Porém, há quem confunda resiliência com resistência – e elas não são a mesma coisa. Uma pessoa resistente é aquela que aguenta firme e consegue suportar a pressão. Já a resiliência exige que a pessoa além de suportar toda a situação, também aprenda com ela para encontrar soluções e oportunidades.

Como se tornar resiliente

Existem pessoas que são resilientes quase que por natureza, pois cresceram tendo essas características exploradas e estimuladas – filhos de pais resilientes são um exemplo. Devido à criação e ao fato de imitar os pais, acabam herdando essa característica.

Mas se esse não é o seu caso, confira algumas dicas para explorar a sua resiliência:

  • Tenha foco

Foque a sua energia para resolver os problemas, enxergar uma solução. A partir daí, crie o caminho para superar as adversidades.

  • Empatia

Importar-se com o próximo é muito importante. Isso também significa se colocar no lugar do outro e entender o que acontece ao seu redor. Isso ajudará a enxergar as situações sob outras perspectivas.

  • Otimismo e ação

Livre-se das energias negativas. Tenha em mente que o sucesso é uma realidade e exige apenas dedicação. E se precisa dos outros par atingir os seus objetivos, saiba como pedir ajuda.

  • Superação

Evite aquilo que limita você. Seja alguma ideologia, crença ou pensamento. Tenha a mente aberta o suficiente para ter uma vida tranquila e poder entender as situações com as quais se deparar.

  • Controle as emoções

É importante ter o controle das suas emoções. Isso ajudará a tomar decisões racionais e a não perder o autocontrole.  

E você, costuma praticar a resiliência no seu dia a dia? Pode ser a hora certa para começar.