Dieta > Nutrição > Slider Home

É fã de chocolate? Saiba tudo sobre esse doce

Por Redação Fortíssima 13/07/2016

É difícil recusar um pedacinho de chocolate após um longo dia de trabalho. Com tantas opções de sabores, texturas e combinações, não dá para negar: esse doce obtido a partir do cacau é uma das paixões de quem é viciado em sobremesas. Se você é uma dessas pessoas, está na hora de conhecer tudo sobre essa delícia.

O cacau é fruto do cacaueiro, árvore muito presente nas florestas da América do Sul. O doce preparado com as amêndoas do fruto se popularizou inicialmente na Europa. O Brasil se transformou em um dos maiores produtores somente a partir do século 20. 

Tudo sobre o chocolate

Os grãos de cacau e o açúcar são os principais ingredientes utilizados na criação do chocolate. A escolha entre os diversos tipos do doce é o que determina as quantidades utilizadas durante o preparo. Podem ser acrescentados elementos como leite, aromatizantes, edulcorantes e várias outras substâncias. E é aí que mora o perigo.

O chocolate amargo é fonte de flavonoides que contribuem para o bom funcionamento do coração, auxiliam na a prevenção de tromboses e equilibram os níveis de colesterol – desde que consumidos em pequenas porções. Já as versões que levam leite e altas doses de açúcares não são tão saudáveis.

Apesar de ser altamente calórico e uma grande fonte de carboidratos, o chocolate não é tão ruim para a saúde. Os doces levam doses de proteínas, vitaminas e minerais como magnésio e potássio. Todas essas substâncias agem positivamente no organismo de quem consegue consumir as porções adequadas.

Falando nelas, não dá para exagerar. A quantidade de chocolate liberada diariamente é de, no máximo, 13 gramas. Para não trazer prejuízos para o shape, lembre-se de investir nas versões que levam altas doses de cacau. Se possível, prefira os tipos com mais de 70% de concentração.

Chocolate

O chocolate deve ser consumido com cuidado: apenas 13 gramas diárias. Foto: iStock, Getty Images

 

Veja 5 tipos de chocolate

Tem chocolate com pedaços de amendoim, frutas secas, bolachas, ingredientes crocantes e com caramelos. A seguir, confira quais são os tipos de doce mais comercializados e as suas principais características.

Ao leite: contém aproximadamente 25 gramas de cacau sólido. O leite em pó é adicionado para que o sabor fique mais sutil e adocicado.

Amargo: leva pequenas doses de açúcar e altas quantidades de cacau. Existem opções de 70% a 90%. Levam maiores quantidades de flavonoides.

 

Branco: é preparado com a mistura de ingredientes. Contém aproximadamente 20% de manteiga de cacau.

Meio amargo: é feito com aproximadamente 50% de cacau sólido. É menos calórico e contém baixas doses de açúcares, gorduras e leite.

Diet: não levam açúcares, mas contém altas doses de gordura. Fique de olho nas embalagens para não prejudicar o seu estado.

E para você, qual é o melhor tipo? Conte para a gente nos comentários!