Exercícios > Fitness > Slider Home

Exercícios para as costas podem aliviar as dores

Por Redação Fortíssima 13/07/2016

Trabalhar em exercícios para as costas é uma das melhores maneiras de evitar dores incômodas ao longo do dia, seja em casa ou no trabalho.Eles também são ideias para os momentos em que aquele incômodo começa a surgir. A lista de opções é vasta e não exige mais do que alguns minutos.

Exercícios para as costas

Ficar muito tempo em uma mesma posição faz mal para as costas. Foto: iStock, Getty Images

Postura correta evita dor nas costas

Um dos principais motivos das dores nas costas é a postura incorreta. A forma como nos sentamos no trabalho ou mesmo em casa pode resultar em complicações mais adiante. Por isso, é importante seguir algumas dicas.

Se durante o seu trabalho você precisar curvar as costas enquanto estiver sentado, então está errado. O correto é que as costas fiquem retas e encostadas na cadeira. É importante também cuidar a posição dos pés: eles precisam encostar no chão, sem que suas pernas fiquem cruzadas.

Nas situações e que você estiver em pé, equilibre o seu peso nas suas duas pernas. Depositar todo o seu corpo sobre apenas uma delas é um erro que pode render problemas mais tarde. Também evite carregar peso em excesso e respeite os limites do seu corpo.

Vale ainda um cuidado especial com a sua postura durante o sono. A posição ideal para dormir é de lado, com o travesseiro sendo usado para apoiar o rosto. Se preferir, também pode usar um entre os joelhos.

Exercícios para as costasExercícios para as costas

Quer garantir mais qualidade de vida e acabar com as dores na coluna? Pode ser a hora de começar a praticar exercícios para as costas. Inicie com a ginástica laboral, que pode ser desenvolvida ao longo do expediente. Ela relaxa o corpo e evita a sobrecarga.

Também vale a pena entrar em contato com o seu médico e buscar exercícios para as costas que possam ser praticados de forma mais intensa. Confira algumas opções para considerar e comece a mudar de vida:

Pilates

O pilates é uma das formas mais tranquilas de exercitar o corpo. A região do tronco é muito usada e a respiração é muito importante. Esses fatores contribuem para uma boa postura. A atividade também contribuiu para o fortalecimento muscular.

Natação

Um dos exercícios para as costas mais populares. Estar embaixo da água tonifica a parte superior do corpo sem causar o impacto que uma caminhada ou corrida, por exemplo, causariam. A postura e a respiração também são aspectos que a natação aprimora.

Pedalar

Não adianta pegar a sua bicicleta e sair pedalando pelas ruas. Isso não vai te ajudar em nada com as dores, pelo contrário. A indicação é usar as bicicletas ergométricas das academias e as regular para que as costas fiquem eretas. Essa atividade também acaba tonificando a musculatura do quadril.

E aí, o que achou das dicas de exercícios para as costas? Conte para a gente!