Os sintomas de anemia indicam que está na hora de mudar os hábitos alimentares. A pouca concentração de glóbulos vermelhos presentes no sangue é responsável por diversos traços que podem prejudicar a sua qualidade de vida e bem-estar. É preciso ficar de olho em todos os sinais que o corpo dá para não ter surpresas.

Se você está com falta de ar, palidez na pele e dores musculares, é momento de investigar. A anemia traz diversos malefícios para o organismo e vida pessoal. Crianças que enfrentam essa condição tem dificuldade para manter as suas tarefas em dia, não conseguem aprender as matérias estudadas em aula e pode ter o seu desenvolvimento comprometido.

Sintomas de anemia

Todos os sintomas de anemia apresentados no paciente são resultantes da redução do volume de sangue que está circulando pelo corpo. Após a identificação de mais de três sinais, entre em contato com um médico. O diagnóstico precoce evita o desenvolvimento de diversas consequências desagradáveis para a qualidade de vida.

Para não ficar na dúvida, veja alguns dos sinais mais comuns:

  • Queda de pressão constante e que aparece em diversos momentos do dia
  • Aspecto esbranquiçado na pele e em grande parte das mucosas. A palidez pode ser vista nas gengivas, unhas e interior dos olhos
  • Sensação de cansaço que não melhora com boas noites de sono
  • Tontura e fraqueza
  • Dores musculares em diversas regiões do corpo
  • Muito sono e dificuldade para se concentrar
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar
  • Batimentos acelerados e taquicardia
  • Pouca vontade de se alimentar.
Sintomas de anemia
A dor muscular é um dos sintomas de anemia mais frequentes. Foto: iStock, Getty Images

Diagnóstico é indispensável

O paciente que está com sintomas de anemia deve entrar em contato rapidamente com clínico geral ou especialista. As avaliações clínicas e os exames laboratoriais de sangue são essenciais para o diagnóstico da doença. O tratamento deve ser definido após a identificação das principais causas dessa condição.

A anemia mais comum entre pacientes é a ferropriva, que é causada pela baixa concentração de ferro no sangue. Para combater os efeitos dessa condição, é necessário investir em uma alimentação rica em carnes, verduras na cor verde e feijão. Um nutricionista pode contribuir para a criação de uma dieta adequada.

O profissional escolhido pode recomendar ainda o uso de alguns medicamentos para o equilíbrio dos minerais, proteínas e vitaminas que estão em déficit no sangue. Eles devem ser administrados até que a saúde melhore.

Outra sugestão é a inclusão de alimentos industrializados enriquecidos com ferro. Existem farinhas, cereais e derivados do leite específicos para quem apresenta os sintomas de anemia. Procure por esses produtos e converse com a sua nutricionista – não é recomendado consumir os nutrientes em excesso, equilíbrio é essencial.

E aí, aprendeu a identificar quais são os sintomas de anemia? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais!