Bem-Estar > Qualidade de vida

Autoestima baixa: a tristeza de se olhar no espelho

Por Redação Fortíssima 16/07/2016

Rotina corrida, dificuldade de dedicar um tempo para si mesma e insegurança. Eis o combo perfeito para que a autoestima baixa tome conta de você e torne tudo mais difícil. Nessas horas, a melhor saída é entender o que está acontecendo e ir em busca de uma mudança.

Autoestima baixa

Pensamentos negativos em excesso podem ser efeitos da autoestima baixa. Foto: iStock, Getty Images

Entenda a autoestima baixa

A autoestima baixa surge quando a pessoa possui uma imagem negativa de si mesma. Isso é, ela não está feliz com o que enxerga no espelho e com os resultados que encontra no dia a dia. Essa tristeza pode causar problemas de relacionamento e até de saúde.

Os pensamentos negativos podem interferir na tomada de decisões. As pessoas ficam bem menos confiantes e a dificuldade ao lidar com desafios aumenta. Quem tem a autoestima baixa também não se sente capaz de realizar tarefas com a mesma destreza de antes.

O estresse e a ansiedade são efeitos que podem estar atrelados à baixa autoestima. Problemas de saúde mais sérios como depressão, pressão arterial alta e até problemas gastrointestinais também podem ter relação com o estado de espírito da pessoa.

O sistema imunológico também é menos efetivo quando bate essa sensação. Isso pode facilitar a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) ou mesmo dificuldades respiratórias. Ou seja, vale a pena buscar ajuda e começar uma mudança interna.

Origem do problema

A formação da criança reflete diretamente no que ela será quando atingir a idade adulta. É por isso que os jovens devem receber apoio e estímulo dos pais. Pessoas que não tiveram o suporte necessário na infância tendem a ter mais problemas de baixa autoestima quando crescem. 

Traumas e situações impactantes também podem desencadear momentos que vão gerar ansiedade. Isso leva o indivíduo a sofrer por antecipação e ficar rodeado de pensamentos negativos. É aí que a autoestima vai lá para baixo. Para não se deixar abater, o ideal é focar nas qualidades.

Olhe para você mesmo e entenda o que sabe fazer de melhor. Não olhe apenas para os defeitos. Ao invés de se lamentar, opte por agir. Se não está feliz com o seu peso, crie metas que ajudem a mudar.

Todas as pessoas erram, ninguém é perfeito. Não encare a situação como um fracasso, mas sim como uma oportunidade. Entenda o que está errado e aprenda com isso. São dicas simples, mas que podem trazer uma mudança significativa para a qualidade de vida de quem tem autoestima baixa.

E você, como costuma lidar com o problema? Conte para a gente!