Bem-Estar > Dia a Dia

Confira dicas práticas de cozinha para facilitar sua vida

Por Redação Fortíssima 17/07/2016

Cozinhar é um gesto de amor. Se você adora se aventurar por novas receitas, saiba que contar com algumas dicas práticas de cozinha pode facilitar o processo. Organização é essencial no ambiente, pois torna mais fácil localizar e manusear os ingredientes e recipientes necessários. Mas quais são os truques essenciais para manter a ordem?

Quando o assunto é facilitar a vida na cozinha, tudo se resume em tornar o local mais funcional e prático. Isso envolve desde a forma como os alimentos são armazenados até a maneira como você decide sistematizar temperos e utensílios necessários no preparo das receitas. A seguir, você confere os macetes para chegar lá.

Veja 4 dicas práticas de cozinha

E aí, preparado para anotar as melhores dicas para tornar sua cozinha mais prática? Confira quatro sugestões pontuais para deixar o ambiente ainda mais especial.

  1. Verifique o que é necessário

O primeiro passo para otimizar sua cozinha – da geladeira às prateleiras – é verificar quais são os itens verdadeiramente indispensáveis no ambiente. Evite guardar mantimentos por muito tempo e se desfaça dos potes sem tampa e outros acessórios desnecessários.

  1. Repare nos itens mais utilizados

Na cozinha, é necessário ter por perto os itens que você mais utiliza no dia a dia. Desta forma, repense bem sobre a localização adequada para cada um deles. Os que têm serventia com maior frequência podem ficar nas prateleiras e armários mais baixos, facilitando o manuseio.

  1. Utilize gavetas e cestos

Para evitar o caos na cozinha, é importante não acumular recipientes nas prateleiras. A dica é apostar em gavetas e cestas para colocar os alimentos e objetos menores. Os temperos também podem ser distribuídos em uma estante ou uma bandeja especial, que ainda garante um toque charmoso ao ambiente.

  1. Aposte em ganchos

Quando você está perto do fogão, ter acesso fácil aos itens necessários para manusear a panela certamente facilita a vida. Uma alternativa para isso é utilizar ganchos e arames e pendurá-los em uma prateleira próxima. Só tome cuidado para que eles não atrapalhem a mobilidade da cozinha.  

Dicas práticas de cozinha

Organização é a palavra-chave para a harmonia da cozinha. Foto: iStock, Getty Images

Como otimizar as refeições na rotina

Na correria do dia a dia, às vezes a cozinha de casa acaba até sendo pouco utilizada. Afinal, quem dispõe de tempo para preparar uma refeição diante das muitas atribuições da rotina? É neste cenário que os alimentos prontos ganham espaço. Mas saiba que, com organização, você pode preparar refeições rápidas e nutritivas na cozinha.

A palavra-chave para cozinhar mesmo com pouco tempo é organização. Aproveite o fim de semana para cortar e iniciar o preparo alguns alimentos que podem ser armazenados na geladeira, como abóbora e batata doce. Coloque em potes e deixe as refeições quase prontas. Assim, fica muito mais fácil manter a dieta.

E aí, gostou das dicas práticas de cozinha? Compartilhe conosco sua opinião sobre este artigo  nos comentários.