Beleza > Estética > Slider Home

Blefaroplastia diminui aspecto cansado dos olhos

Por Redação Fortíssima 18/07/2016

A idade chega para todas as pessoas e não dá para fugir dos efeitos que os anos trazem para o visual do rosto. Para quem deseja fugir deles, a blefaroplastia entra como opção. Trata-se de cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras e garante rejuvenescimento para o olhar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a técnica que investe na remoção da pele flácida ou do excesso de gordura nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas. O resultado é olhar muito mais descansado, alerta e aspecto rejuvenescido para toda a face.

Tudo sobre a blefaroplastia

A cirurgia plástica chamada de blefaroplastia pode ser realizada em qualquer pessoa saudável e que está incomodada com o aspecto da pele que fica ao redor dos olhos. É importante não fumar ou ter qualquer condição ocular que possa prejudicar o desenvolvimento da técnica ou seus resultados.

É preciso ter alguns cuidados antes de ir à mesa cirúrgica. O paciente deve apresentar todos os exames requisitados para comprovar a sua saúde, cessar o uso de medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios e deixar o cigarro de lado.

A anestesia escolhida para a cirurgia de blefaroplastia depende da extensão do procedimento. Podem ser usados sedativos locais ou gerais. O médico irá escolher a opção que mais se adequa às suas condições atuais de saúde. Essa decisão é técnica e não deve ser influenciada pelas preferências do paciente.

Antes da cirurgia, o médico irá fazer alguns desenhos para o controle e guia. Esses riscos servem para identificar as regiões que devem ter incisões. Todos os cortes podem ser fechados com suturas removíveis ou adesivos de pele. Alguns profissionais ainda apostam no uso de peeling químico para melhorar o aspecto da pele.

O paciente que passou pela cirurgia deve ser auxiliado por enfermeira ou familiar durante alguns dias. As cicatrizes são tratadas com pomadas lubrificantes e compressas frias recomendadas pelo médico. O segundo acessório é específico para diminuir o inchaço localizado principalmente nas bochechas e olhos.

Bleferoplastia

A cirurgia chamada de blefaroplastia é técnica para melhorar o visual dos olhos. Foto: iStock, Getty Images

Resultados da blefaroplastia

O visual final demora parar aparecer e o paciente deve ter paciência para ver os resultados. São necessárias aproximadamente quatro semanas para que o inchaço diminua e os olhos fiquem com aspecto mais natural. A evolução das cicatrizes pode levar até um ano. 

Os resultados da blefaroplastia costumam durar por alguns anos. Apesar disso, o paciente ainda pode necessitar de uma nova cirurgia ao longo do tempo. O excesso de gordura pode ressurgir e as peles apresentam novamente flacidez. 

E você o que acha da técnica de blefaroplastia? Já pensou em fazer? Conte para a gente!