Dica do Nutricionista > Nutrição > Slider Home

Alimentação antes do treino: como preparar a sua

Por Redação Fortíssima 19/07/2016

A alimentação antes do treino é tão importante quanto o exercício físico. Essa refeição é responsável pela liberação da energia indispensável para a prática das atividades e evita o catabolismo – como é chamado a degeneração muscular. Para ter bons resultados, é necessário escolher opções nutritivas.

Ou seja, o pré-treino faz toda a diferença no seu rendimento na academia. Esse lanche costuma ser composto por uma proteína magra e uma porção de carboidrato. Quem come antes de praticar exercícios tem mais energia, consegue fazer tudo o que foi proposto e tem menos chances de sofrer com uma queda de pressão ou fraqueza.

Alimentação antes do treino

A batida de frutas é fonte de carboidratos, proteínas e vitaminas. Foto: iStock, Getty Images

Invista no auxílio profissional

A melhor opção para obter bons resultados é investir em um nutricionista. Esse profissional será responsável pela análise de suas atividades, índice de massa corporal, porcentagem de gordura e massa magra. Por meio dessas informações, ele irá criar um cardápio totalmente personalizado para as suas necessidades.

O nutricionista esportivo também irá indicar uma refeição chamada de pós-treino. Ela é indispensável para absorção dos nutrientes que garantem o fortalecimento muscular. Suplementos alimentares ainda podem ser recomendados para completar as doses de proteínas, carboidratos e até potencializar o trabalho do metabolismo.

Alimentação antes do treino: 3 receitas

E aí, pronto para fazer a sua alimentação antes do treino? Aproveite as dicas da nutricionista Simone Martens e anote as receitas a seguir:

Sanduíche integral

Ingredientes

2 fatias de pão integral enriquecido com grãos

1 colher de sopa de ricota cremosa

3 colheres de sopa de frango desfiado (também dá para substituir por atum)

1 folha de alface

1 folha de rúcula

1 folha de agrião

Modo de preparo

Misture a ricota cremosa e o frango desfiado em uma tigela pequena até virar um patê. Espalhe o creme sobre as duas fatias de pão integral. Posicione as folhas de alface, rúcula e agrião. Junte as duas metades e corte ao meio. Está pronto para saborear.

Mix de cereais com iogurte

Ingredientes

1 pote de iogurte desnatado natural

1 colher de sopa de aveia

1 banana inteira (ou qualquer outra fruta de sua preferência)

Modo de preparo

Coloque o pote de iogurte desnatado em um bowl. Acrescente a colher de aveia e pique a banana em pedaços finos. Misture todos os três ingredientes e consuma.

Vitamina de frutas

Ingredientes

1 copo de leite desnatado

1 colher de farinha de linhaça

½ maçã com casca (ou qualquer outra fruta de sua preferência)

Modo de preparo

Junte o copo de leite desnatado, a colher de farinha de linhaça e a maçã picada no liquidificador. Bata todos os três ingredientes até que fiquem perfeitamente mesclados. Vale adicionar alguns cubos de gelo para ficar bem cremoso. Despeje em um copo grande e aproveite.

E você, como costuma organizar a sua alimentação antes do treino? Deixe o seu comentário!