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O ovo cozido perfeito em apenas dois passos

Por Redação Fortíssima 20/07/2016

Uma alternativa saudável de proteína, o ovo cozido é rico em nutrientes e pode ser consumido a qualquer momento do dia. No entanto, apesar de ser um acompanhamento que parece fácil de se fazer, muitas pessoas erram no ponto e acabam perdendo em sabor.

Ovo cozido

O ovo cozido pode ser servido em diferentes pontos. Foto: iStock, Getty Images

Ovo cozido é modo mais saudável de preparo

Não bastasse a sua facilidade no preparo, o ovo cozido é modo mais saudável de se come a proteína que vem da galinha. Confira:

Modo de preparo Porção Calorias (Kcal)
Ovo mexido simples 2 ovos 156
Omelete simples unidade 110
Ovo frito unidade 108
Ovo cozido unidade 78

 

Além de ser menos calórico, o ovo cozido também reúne diversos benefícios para o seu organismo:

  • Por possuir vitamina A, ele melhora a saúde dos olhos
  • Devido à presença do ômega 3, diminui as inflamações no corpo
  • Graças ao fósforo e à vitamina D, ajuda a preservar a massa óssea
  • Melhora a memória, potencializando o funcionamento cerebral
  • É ideal para gestantes, pois fornece ácido fólico e colina, nutrientes fundamentais para a formação e o desenvolvimento do feto.

Prepare o ovo cozido perfeito

Agora que você já conhece os benefícios que o consumo do ovo cozido pode trazer, que tal fazer o seu e não errar no ponto? Veja como preparar essa proteína saborosa em dois passos. Não se engane, apesar de só necessitar de ovos e água quente, alguns truques podem otimizar a receita.

Passo 1

 Introduza o ovo, de preferência em temperatura ambiente, em um panela e, em seguida, adicione água morna por cima. Leve tudo a ferver. A dica aqui é acrescentar meia colher de chá de sal para ajudar a selar a casca e evitar que ela estale.

Passo 2

Nesta parte é onde normalmente se erra. É preciso ficar atento ao tempo que o ovo se encontra sob fervura, para que ele atinja o ponto que você deseja. É essa variável que define a consistência da gema e da clara. Por isso, preste atenção a estes três intervalos.

Três minutos: ovo semi-cozido ou mau passado, com a gema e a clara pouco consistentes.

Cinco minutos: ovo médio em que a gema está ainda um pouco mole e suave enquanto a clara já está com alguma consistência.

A partir de 10 minutos: ovo está já bastante sólido quer a clara como a gema.

E aí, aprendeu qual é o ponto certo? Agora é só preparar!