Filhos > Gravidez e Filhos > Slider Home

Banho no bebê: tudo o que você precisa saber

Por Redação Fortíssima 21/07/2016

Para as mamães e papais de primeira viagem, os cuidados com o recém-nascido podem gerar muitas dúvidas e, inclusive, inseguranças. A maneira correta de dar banho no bebê, a temperatura da água, produtos que devem ser utilizados e com qual frequência estão entre os receios mais comuns.

Com a pele sensível dos bebês, a falta de cuidados adequados na hora do banho pode acabar provocando problemas como brotoejas, bolinhas e outras alterações. Por isso, é indispensável aprender as medidas necessárias para garantir a segurança e a saúde dos pequenos.

Principais cuidados para o banho do bebê

A temperatura da água é um dos fatores mais importantes na hora do banho no bebê. Ela deve ficar morna, nunca quente. O idela é algo em torno dos 37ºC ou 38ºC. Além dos riscos de queimadura, a água quente ainda desidrata a pele do recém-nascido.

O banho no bebê também não precisa ser demorado: deve durar, no máximo, dez minutos, impedindo que haja uma perda de hidratação excessiva. Enquanto eles são pequenos, não é extremamente necessário dar banho todo dia, principalmente se estiver frio.

Quando as crianças começam a engatinhar, porém, o banho diário se torna essencial. O cabelo não precisa de shampoo especial, porque produz pouquíssima oleosidade. Existem produtos específicos para bebês que podem ser usados para lavar o corpo e também os fios.

Um cuidado importante é não abusar nas quantidades e evitar que a pele do bebê fique ressecada e sensível. Também evite produtos com odores fortes e feitos para adultos.Os ouvidos merecem uma atenção especial. É indicado segurar a cabecinha do pequeno com uma das mãos, usando o dedo médio e o polegar para protegê-los.

Os recém-nascidos perdem calor muito rápido e podem ficar com frio logo no início do banho. Para que isso não aconteça, mantenha o ambiente aquecido e não deixe o pequeno muito tempo sem roupa ou molhado.

Banho do bebê

A temperatura da água e do ambiente é fundamental para o bebê ficar tranquilo e não sentir frio. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo para dar banho no bebê

O primeiro passo para um bom banho no bebê é preparar tudo antes. Deixe os itens que vai precisar à mão e reserve um tempo para fazer apenas isso e dedicar atenção total ao pequeno, para não ter que deixá-lo sozinho nem por um instante

Comece o banho pela cabeça, lavando os cabelos e passando para o restante do corpinho. Pode usar uma fraldinha de pano para ajudar a lavar todas as dobrinhas. Para enxugar rapidamente, use toalhas macias e seque todas as partes do corpo delicadamente, sem esfregar, apenas pressionando o tecido contra a pele.

Por fim, utilize boas quantidades de hidratante em toda a pele. Coloque a fralda e o restante da roupa, aquecendo o bebê logo após o banho e deixando-o confortável e quentinho.