[the_ad_group id="16401"]
Bem-Estar > Qualidade de vida > Slider Home

Veja dicas para superar o estresse no trabalho

Por Redação Fortíssima 22/07/2016

O estresse no trabalho é um assunto importante e que deve ser encarado com seriedade. Afinal, as consequências de um ambiente profissional tumultuado podem se refletir tanto na saúde quanto no próprio rendimento do trabalhador, já exausto.

Estresse no trabalho

A insonia pode ser um dos efeitos do estresse no trabalho. Foto: iStock, Getty Images

Efeitos do estresse no trabalho

Os efeitos em quem não se sente feliz no seu ambiente de trabalho são muitos. Eles variam desde a esfera física até a psicológica. A sensação de já estar no seu limite, muito exausto e cansado é, inclusive, uma das consequências do acúmulo de estresse.

A pessoa fica cansada demais até para iniciar a sua jornada de trabalho. Sabe aquela falta de motivação que as vezes surge para ir trabalhar? Também pode ser um reflexo dessa tensão. A ausência de uma perspectiva de futuro dentro da empresa pode ser outro sintoma.

Já os efeitos físicos do estresse podem ser dores de cabeça, dificuldades para respirar, insônia e a gastrite. Somados, eles são capazes de tornar a sua rotina um verdadeiro pesadelo.

estresse no trabalhoDicas para evitar o estresse no trabalho

Imagine que você já está em um ambiente de trabalho complicado. O que você pode fazer para tornar ele agradável? Como permitir que as horas passem de forma mais rápida e produtiva? Nós temos algumas dicas.

Mantenha a calma

Se o ambiente já não está lá essas coisas, você surtar não vai ajudar em nada. Se reparar que está prestes a se descontrolar, a melhor situação é ser honesto consigo mesmo e com o seu superior. Converse e veja se não é possível arranjar um período de descanso.

Um dia inteiro de folga, antecipar as férias ou mesmo a possibilidade de sair mais cedo farão a diferença. Aproveite esses momentos para esfriar a cabeça e voltar com as energias renovadas.

Dizer não é necessário

Muitas vezes, o desgaste e o acúmulo de trabalho pode surgir da nossa incapacidade de dizer não. Se falamos sim para tudo, acabamos dando prioridade para todas as tarefas. E isso vai acabar resultando em um excesso de atividades.

Descansar é necessário

Nem todo mundo entende isso. Mas é importante dar uma pausa nas atividades. Separe dois momentos do seu dia para levantar, tomar um café e simplesmente não fazer nada. Se preferir, navegue um pouco pela timeline do Facebook ou converse com algum colega.

 

Exercite o seu corpo

Essa dica não é exatamente para o ambiente de trabalho, mas se reflete nele. Praticar exercícios causa uma sensação de bem-estar que vai ter reflexos futuros no trabalho. Você estará feliz e, consequentemente, menos estressado.

Quem muito reclama, pouco faz

Essa é uma filosofia que permeia as pessoas que convivem com quem reclama demais. Se algo não está bom, lute para melhorar. Se a solução pode partir de você, melhor ainda.

E aí, pronto para dar m fim no estresse no trabalho? Deixe o seu comentário!

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]