Dieta > Nutrição

Afinal, quais são os alimentos que engordam? Descubra

Por Redação Fortíssima 23/07/2016

Quando o assunto é começar a dieta, o primeiro quesito que vem à mente é eliminar os alimentos que engordam. O difícil é saber exatamente quais são eles. Se você pensa que basta olhar para o número de calorias para definir se um produto engorda ou não, está na hora de rever esse conceito.

Alimentos que engordam: quais são?

Em relação aos alimentos, o primeiro passo é compreender que eles fornecem diferentes tipos de calorias, que reagem de maneira distinta dentro do corpo. É o que mostra um estudo publicado pela revista britânica The Lancet.

A pesquisa constatou que um grupo de pessoas que consumiu mil calorias por dia em carboidratos, durante três semanas, engordou mais do que outros dois grupos que ingeriram a mesma quantidade de calorias, mas em forma de gorduras e proteínas. Resultados diferentes diante de um consumo idêntico de calorias.

Assim, para evitar alimentos que engordam, é preciso pensar não somente na quantidade, mas também na qualidade das refeições. Os macronutrientes é que proporcionam a maior diferença no corpo. Na evolução da humanidade, ocorrida a partir de 13 mil anos atrás, ocorreu uma mudança brusca e decisiva nos hábitos alimentares da raça humana.

Se nossos ancestrais mantinham uma dieta alta em gorduras e nutrientes naturais e baixa em carboidratos, hoje o processo se inverteu. A maioria dos produtos industrializados que consumimos têm poucas proteínas e gorduras naturais, mas muitos carboidratos.

O reflexo da inversão aparece nos índices de diabetes tipo 2, obesidade e câncer. Em outras palavras, os alimentos que engordam e são nocivos à saúde por possuírem calorias vazias são os que contêm carboidratos refinados e processados, integrais ou não: as sobremesas, os doces, as bebidas adoçadas e os fast foods, além dos molhos e lanches instantâneos.

 

Alimentos que engordam

Carboidratos refinados programam o corpo para armazenar gordura. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos em favor da dieta

Se o que dificulta o emagrecimento é o consumo de alimentos que causam picos de insulina no organismo, a solução para reverter o processo é ingerir nutrientes que ocasionam o efeito oposto. Eles podem ser chamados de colaboradores da dieta, pois aceleram o metabolismo e otimizam a queima de gordura.

Nesta lista, entram ingredientes como carnes, peixes, frutas, tubérculos, legumes e folhas. Ao aprender como inserir esses alimentos na rotina, você poderá não somente manter uma dieta, mas também começar a transformar seu estilo de vida

Um corpo metabolicamente adaptado para armazenar gordura não conseguirá emagrecer de forma correta e permanente. É por isso que a grande maioria das dietas não funciona a longo prazo. Reduzir o consumo de carboidratos por algumas semanas não basta: é necessário readaptar o seu organismo. Só assim os resultados são duradouros.

E aí, o que achou do artigo sobre alimentos que engordam? Conte para a gente, deixe o seu comentário!