Bem-Estar > Qualidade de vida

Como viver bem: 3 práticas que melhoram sua rotina

Por Redação Fortíssima 23/07/2016

Cobranças internas e externas, tarefas acumuladas, estresse. É comum que esse conjunto de fatores faça parte da vida dos brasileiros, o que torna a rotina pesada e pouco prazerosa. Mas como viver bem? É possível contornar esses problemas e conquistar equilíbrio para garantir bem-estar? Sim, basta rever alguns comportamentos.

De acordo com um levantamento da International Stress Management Association (Isma – Brasil), cerca de 70% dos brasileiros sofrem com o estresse. Já o Ministério da Saúde aponta que nove milhões de pessoas têm diabetes e 60% da população está acima do peso no país. De certa forma, esses números são reflexo de hábitos nocivos.

Veja 3 dicas sobre como viver bem

Manter a qualidade de vida nem sempre é fácil com a correria da rotina. Mas ter hábitos saudáveis é importante. Muitas das doenças mencionadas – diabetes, obesidade e estresse – surgem em decorrência de práticas ruins mantidas por um grande período de tempo.

E o pior é que elas geram outras complicações: problemas cardíacos, de pele e circulação sanguínea, para mencionar alguns. A boa notícia é que nunca é tarde para começar a reverter o quadro e viver com mais saúde

Que tal começar a colocar algumas mudanças em prática hoje mesmo? Confira três dicas sobre como viver bem e com mais equilíbrio.

  1. Alimentação

Você é o que você come. Sua alimentação tem influência diretamente sobre a saúde, beleza e disposição. Mas o que significa comer de maneira saudável? A dica é equilibrar os nutrientes e priorizar os alimentos naturais, especialmente vegetais e frutas.

Evite os produtos industrializados e modere nos carboidratos. Quando consumidos em excesso, eles se transformam em gordura corporal. Ao aderir a uma dieta mais equilibrada, você se sentirá mais leve e disposta para encarar os compromissos do dia.

  1. Água

Para hidratar o corpo, beber água é fundamental. O consumo de líquidos ajuda a eliminar toxinas e, consequentemente, a evitar infecções, além de colaborar para o bom funcionamento do intestino. Os benefícios são internos e externos. Procure ingerir, no mínimo, dois litros por dia.

  1. Exercícios físicos

Procure incluir uma atividade física no seu dia a dia, pelo menos três vezes na semana. O corpo humano foi feito para se mexer. Praticar exercícios libera endorfina, hormônio diretamente ligado à sensação de bem-estar. Em outras palavras, mesmo com o cansaço físico, você poderá encarar os desafios da rotina com mais leveza e bom humor.

Como viver bem

Qualidade de vida ajuda a evitar doenças. Foto: iStock, Getty Images

Avaliação interna é importante

Muitas vezes, motivação não falta para transformar hábitos nocivos. Ainda assim, as pessoas fraquejam. É por isso que, ao mesmo tempo em que você exercita uma revolução externa no seu dia a dia, é necessário fazer uma avaliação interna. Isso ajuda a entender os motivos do desequilíbrio atual.

Dificuldades para lidar com as próprias imperfeições, comparações com os outros e pouca fé no seu potencial são fatores comuns às pessoas em uma sociedade cada vez mais competitiva. Recuperar a autoestima também faz parte do caminho para uma vida leve e feliz.

E aí, o que achou do artigo sobre como viver bem? Deixe um comentário com a sua opinião!